Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG encerra 11ª etapa do Mutirão de Conciliação em Brumadinho

Realizada nos dias 4 e 5/11, iniciativa registrou 93% de êxito


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), encerrou, nesta terça-feira (5/11), a 11ª etapa do Mutirão de Conciliação na Comarca de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa, realizada desde a segunda-feira (4/11) no Fórum José Altivo do Amaral, registrou mais de 93% de êxito em acordos.

Foram analisadas ações que tramitam no Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária que tratam de indenizações por danos à saúde mental de moradores de Brumadinho afetados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, ocorrido em 2019.

Not---Mutirao-Brumadinho.jpg
Na 11ª etapa do Mutirão de Brumadinho, foram realizadas 46 audiências, com 43 acordos homologados  ( Crédito: Reprodução )

Nos dois dias de mutirão, foram realizadas 46 audiências, envolvendo 46 autores, com 43 acordos homologados e três recusas. As sessões foram conduzidas pelo juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, Daniel César Boaventura, e pelo juiz Leonardo Lima Públio, que integra o Núcleo.

A juíza auxiliar da Presidência do TJMG e coordenadora do Núcleo de Justiça 4.0, Marcela Maria Pereira Amaral Novais, ressaltou a importância das sessões de conciliação para se chegar aos números positivos do mutirão.

"Em todas as fases de conciliação, a gente atingiu um resultado bastante expressivo, uma média de 90%. Isso demonstra que as partes estão abertas ao diálogo e também que a autocomposição é sempre o melhor caminho para a resolução definitiva do litígio", disse.

Segundo o juiz Daniel César Boaventura, a iniciativa se destaca por colocar "os autores em contato com os advogados da Vale para resolver de forma consensual e mais rápida seus processos".

Sobre o mutirão

O Mutirão de Conciliação na Comarca de Brumadinho faz parte das ações ligadas à mediação, conciliação e aos métodos autocompositivos de solução de conflitos que, no âmbito do TJMG, são coordenadas pela 3ª Vice-Presidência, que tem à frente o desembargador Rogério Medeiros.

Durante as 10 primeiras etapas da iniciativa, foram realizadas 1.069 audiências, com 1.166 acordos homologados, com média de êxito acima de 90%.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial