Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG elege juíza e indica advogados para TRE-MG

Sessão do pleno ocorreu nesta segunda,19; llsta tríplice irá para Brasília


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de seus desembargadores, elegeu hoje, 19 de novembro, os novos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Foram eleitos a juíza Cláudia Costa Cruz Teixeira Fontes, para a vaga de membro substituto, classe juiz de direito, e os advogados Marcelo Vaz Bueno, Ricardo Matos de Oliveira e Tiago Gomes Carvalho Pinto, para a classe membro efetivo jurista. Os três últimos compõem lista tríplice que será remetida para escolha pelo presidente da República.

 

 
noticia-04--eleicao-para-TRE-19-11-18.jpg
O Tribunal Pleno se reuniu em 19 de novembro; 106 magistrados participaram da eleição

A juíza Cláudia Fontes foi eleita no primeiro escrutínio, com 66 votos, de um total de 106 votantes. A magistrada assume o segundo biênio na justiça eleitoral. Os concorrentes dela foram os juízes Antônio Leite de Pádua, Marcelo da Cruz Trigueiro e José Aluísio Neves da Silva. O juiz Fábio Torres de Sousa, que atualmente desempenha a função de desembargador convocado na 8ª Câmara Cível, desistiu da candidatura.

noticia01---votacao-para-TRE-19-11-18.jpg
Graduada em Direito em 1995 pela Universidade Federal de Minas Gerais, a juíza Cláudia Fontes ingressou na magistratura em novembro de 2000
 

Os interessados para a classe jurista, em vaga decorrente do término do primeiro biênio de Ricardo Matos de Oliveira, foram nove: os advogados Diego Borges Cruvinel, Dorival Guimarães Pereira Júnior, Leonardo Militão Abrantes, Marcelo Vaz Bueno, Mário Jorge Ribeiro da Silva, Ricardo Matos de Oliveira, Rosan de Sousa Amaral, Tiago Gomes de Carvalho Pinto e Tiago Sousa de Resende.

noticia02---votacao-para-TRE-19-11-18.jpg
Da esq. para a dir., os advogados Marcelo Bueno e Ricardo Oliveira, o desembargador Pedro Bernardes, presidente do TRE, e o advogado Tiago Pinto
 

No primeiro escrutínio, os mais votados foram Ricardo Oliveira, com 50 votos; Tiago Pinto, com 43; Tiago Resende, com 41, e Marcelo Bueno, com 36. No segundo pleito, os três mais votados foram Ricardo Oliveira, com 64 votos; Tiago Pinto, com 63, e Marcelo Bueno, com 60 votos.

noticia03---votacao-para-TRE-19-11-18.jpg
O presidente Nelson Missias de Morais presidiu a sessão; pleito utilizou urnas eletrônicas cedidas pela corte eleitoral
 

A eleição foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, com a presença da 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Brasil; da 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer; do corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; do vice-corregedor-geral de justiça, Corrêa Camargo, e do presidente e do vice-presidente do TRE, desembargadores Pedro Bernardes e Rogério Medeiros.

O TRE-MG é composto por sete membros titulares (dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal e dois juristas) e igual número de substitutos nas respectivas classes.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial