
O superintendente de Tecnologia e Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador André Leite Praça, se reuniu com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), nesta sexta-feira (11/7), para discutir cooperações e outros projetos com foco no atendimento ao cidadão. Estiveram presentes, também, equipes da Presidência, da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec), da Primeira Vice-Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça.
Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência Mariana de Lima Andrade, que também é responsável pela Dirtec; e Marcelo Rodrigues Fioravante, responsável pela Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep) e pela área de Segurança Institucional; além dos juízes Marcelo Paulo Salgado, juiz auxiliar da Primeira Vice-Presidência; e Guilherme Lima Nogueira da Silva, superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça. Pela OAB/MG, compareceram a diretora-geral de Inovação e Tecnologia e presidente da Comissão do PJe da entidade, Gláucia Camargos Campolina Ferreira; e o vice-presidente da comissão do PJe, Carlos Alberto Faustino.
De acordo com o desembargador Leite Praça, o encontro mostrou-se muito produtivo, porque permitiu o debate de ações conjuntas educativas e de propostas de melhorias nos sistemas processuais adotados no TJMG, como o eproc e o processo judicial eletrônico (PJe).
“O Tribunal de Justiça mineiro e a OAB, mais uma vez, atuam em conjunto para promover a boa prestação jurisdicional e o acesso à Justiça. Trabalharemos juntos nas ações de conscientização e difusão de boas práticas com foco nos usuários. Para agregar mais segurança à guarda dos dados de partes e advogados, vamos dar início com uma campanha institucional de esclarecimento. Pudemos também compartilhar conhecimento e recebemos sugestões de melhoria aos nossos sistemas para trazer mais benefícios e tranquilidade a todos os usuários dessas ferramentas informatizadas”, destacou.

Segundo a diretora-geral de Inovação e Tecnologia da OAB/MG, um dos temas tratados foi a prevenção de fraudes.
“Propusemos um trabalho colaborativo e informativo para a prevenção de golpes. Algumas modalidades são de amplo conhecimento da população, do Tribunal, da OAB. Vamos unir forças para tentar mitigar a ocorrência e os efeitos dessas práticas delituosas, que tanto prejudicam o jurisdicionado, a advocacia e o próprio Poder Judiciário. É uma possibilidade de construir melhorias que só vai trazer benefícios para todos os envolvidos”, ressaltou.
Estiveram presentes, ainda, a diretora da Dirtec, Alessandra Campos; a secretária de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Seplan), Bruna Eduarda Medeiros de Sousa; os servidores Marcos Henrique de Oliveira, gestor judiciário do Grupo Executivo de Auxílio para Implantação e Gestão Integrada do Sistema eproc (Gex-eproc); Dalton Luiz Fernandes Severino, gerente de Sistemas Judiciais (Gejud); e Márcio Henrique Camargos D’Ávila, responsável pelo Centro de Segurança Cibernética (Cesec).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*