Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG é finalista de prêmio nacional de inovação do Judiciário

Boletim "Julgados em Números", da Ejef, está entre indicados do J.Ex 2025


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Inovacao.jpg
O TJMG está entre os finalistas do Prêmio de Inovação J.Ex com a publicação “Julgados em números”, da Ejef (Crédito: Envato elements)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da publicação “Julgados em números”, da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef), está entre os finalistas da 6ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex), na categoria "Escolas Judiciais".

O prêmio reconhece iniciativas e pessoas que transformam a Justiça por meio de inovação, tecnologia e novas práticas de gestão.

Para o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, “estar entre os finalistas de um prêmio nacional de inovação é um reconhecimento que ultrapassa a própria iniciativa em si”.

“Isso significa que o TJMG tem conseguido unir sua tradição e solidez institucionais a uma visão de futuro, investindo em projetos que dialogam com a modernização, a transparência e a eficiência da Justiça brasileira. Esse é o caminho que queremos trilhar: oferecer serviços mais acessíveis, participativos e conectados às necessidades da sociedade.”

Not---Desembargador-Saulo-Versiani._1.jpg
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, celebrou a indicação ao prêmio (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Julgados em números

O boletim “Julgado em números” é uma análise estatística da jurisprudência da 2ª Instância do TJMG. A publicação trimestral é produzida pela Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas (Gejur) e pela Coordenação de Jurisprudência e Publicações Técnicas (Cojur). Os dados são compilados, organizados e interpretados para oferecer visão quantitativa e clara das decisões.

O gerente da Gejur, Claudiciano Pereira, falou sobre a produção do boletim:

“Nosso trabalho consiste em enfrentar o desafio diário de analisar um grande volume de julgados, aplicar filtros específicos de busca e transformar esse material em estatísticas organizadas e de fácil interpretação.”

Ele salientou que, após a análise dos dados, as edições são organizadas para que, por meio de inteligência de dados, auxiliem na compreensão da atividade jurisdicional.

“A cada edição do boletim, buscamos oferecer uma visão objetiva dos temas que mais impactam a vida das pessoas, revelando tendências e consolidando entendimentos do Tribunal. É uma forma de aproximar a jurisprudência do público, permitindo que todos compreendam, de maneira clara e acessível, como a Justiça mineira tem se posicionado diante de questões relevantes.”

O objetivo de tornar a jurisprudência mais transparente e compreensível para magistrados, advogados, pesquisadores e cidadãos foi ressaltado pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra.

“O ‘Julgados em Números’ traduz a linguagem muitas vezes complexa da jurisprudência em dados confiáveis, estruturados e de fácil compreensão. Isso permite que magistrados, advogados, acadêmicos e cidadãos tenham acesso a uma leitura clara sobre os temas mais relevantes tratados pelo Tribunal.”

Segundo ele, a ferramenta “reforça nosso compromisso com a democratização da informação jurídica e com a aproximação do Judiciário mineiro da sociedade que ele serve”.

Not-Boletim-Inovacao-formato-inteiro.jpg
O “Julgado em números” é uma publicação trimestral que auxilia no entendimento de temas relevantes analisados pelo Tribunal (Crédito: Divulgação / TJMG)

Gestão estratégica

Para o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Doro, a gestão estratégica da informação pode transformar a forma de entender e utilizar a jurisprudência:

“Mais do que um boletim estatístico, o ‘Julgados em Números’ é um instrumento de transparência ativa, que auxilia na tomada de decisões, orienta a pesquisa acadêmica e fortalece a confiança do cidadão no Poder Judiciário.”

Ele acrescentou também que esse instrumento é “um apoio aos métodos autocompositivos de solução de conflitos, uma vez que demonstra de forma objetiva como o Tribunal tem decidido matérias tratadas no âmbito dos Juizados Especiais, por exemplo”.

Sobre o prêmio

O Prêmio de Inovação J.Ex foi criado em 2019 com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça. Atualmente, está em sua 6ª edição.

Entre as categorias premiadas estão "Inovação Tecnológica", "Inovação na Gestão", "Laboratórios de Inovação", "Inovação Social" e "Escolas Judiciais", além do reconhecimento a lideranças exponenciais e executivos de tecnologia e inovação.

A cerimônia de entrega do prêmio está prevista o dia 18/11, em formato presencial, em Brasília (DF).

Veja a lista completa de finalistas em todas as categorias.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial