Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG discute programa de eficiência energética

Iniciativa prevê substituição de lâmpadas e equipamentos nas edificações do Poder Judiciário mineiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

Not-reuniao-cemig-sim.jpg
O presidente Gilson Lemes se reuniu com representantes da Cemig para avaliação do consumo de energia elétrica nas unidades do TJMG

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, reuniu-se nesta quarta-feira (25/11) com representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para discutir a implantação de um programa de eficiência energética no Poder Judiciário mineiro.

O chefe da Corte mineira disse que a “Cemig vai realizar um diagnóstico em todas as unidades do Poder Judiciário mineiro, para avaliar o consumo de energia elétrica”.

“Após essa eficiência energética, o Tribunal mineiro buscará a implementação de usinas solares para fornecimento de energia elétrica ao TJMG, o que reduzirá, drasticamente, os custos do Poder Judiciário”, destacou.

O presidente acrescentou que, além de economia, o TJMG fará uso de uma energia limpa. É uma forma de a instituição contribuir para o planeta, buscando eficiência energética para o serviço público.

O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho, afirmou que “o Tribunal de Justiça, mais uma vez, sai na vanguarda dos demais tribunais do País, ao buscar sua autonomia energética. Isso se fará, em primeiro lugar, com a redução de consumo de energia elétrica, que se dará com a substituição das lâmpadas atuais para as modernas do tipo LED. E, num segundo e mais importante momento, partirá para a geração de energia própria e ‘limpa’, por meio do uso de usinas fotovoltaicas, aproveitando, inclusive, o expressivo potencial do Estado de Minas Gerais nessa seara”. 

Ressaltou ainda que “com isso, exalta-se o conceito da modernidade, da eficiência e da sustentabilidade, eixos estruturantes que se conectam sinergicamente com o Projef. Será, assim, sem dúvida, exemplo de inovação a ser seguido pelos demais tribunais”.

Projeto

O gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, apresentou ao presidente as diretrizes do programa.“Vamos realizar o diagnóstico, com uma ação efetiva de troca da iluminação. A estimativa inicial é de que sejam substituídas cerca de 100 mil lâmpadas em todo o estado. Mas precisamos ir a campo para saber quais os modelos para a aquisição dos equipamentos”, disse o gerente.

Além do diagnóstico, a Cemig ficará responsável por fazer o descarte ambientalmente correto das lâmpadas.

Ouça o podcast com o áudio do presidente do TJMG:

Presenças

Participaram também da reunião o superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho; o desembargador Amauri Pinto Ferreira; o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz; o diretor de Comunicação da Cemig, Roberto Bastianetto; o CEO da Cemig SIM, Danilo Gusmão; o diretor de Negócios da Cemig SIM, João Paulo Campos; o diretor em exercício da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, Sérgio Luiz Alves; a técnica em eletroeletrônica Kimberly Santos Almeida; o coordenador de Instalações Prediais, Augusto Henrique Damasceno; e a assessora técnica Selmara Alves Fernandes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial