Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG assina Acordo de Cooperação Técnica para digitalização do Diário Oficial de Minas Gerais

Cerca de 3,5 milhões de páginas ficarão disponíveis para consulta on-line


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Ass-do-Acordo-Coop-Tec-p-Digitalizacao-acervo-Diario-Of-MG.4.jpg
Solenidade de assinatura do ACT foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG ( Crédito: Euler Junior / TJMG )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) assinaram, nesta segunda-feira (17/2), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a digitalização das edições impressas do Diário Oficial de Minas Gerais de 1943 a 2010. Atualmente, essas publicações existem apenas em formato físico e em microfilme.

Por meio do ACT, todo o acervo da publicação oficial do Estado, que tem mais de 130 anos de existência e traz os cadernos do Judiciário, do Executivo e do Legislativo, estará disponível na internet, de forma pública e gratuita, no site do Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais (DOMG-e). A previsão é que, após 18 meses, tenham sido digitalizadas cerca de 3,5 milhões de páginas/imagens, compreendendo 100 bilhões de caracteres.

Atualmente, estão disponíveis na internet as edições de 21 de abril de 1892 a 22 de agosto de 1943, e a partir de 2010. Nesse ano, o Diário Oficial passou a circular nas versões impressa e digital e, desde março de 2019, apenas digitalmente, no site DOMG-e.

Not---Ass-do-Acordo-Coop-Tec-p-Digitalizacao-acervo-Diario-Of-MG.2.jpg
O presidente Corrêa Junior ressaltou que o momento é emblemático e histórico para o Estado ( Crédito: Euler Junior / TJMG )

Na solenidade desta segunda-feira, realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG, o ACT foi assinado pelo presidente da Corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna; pelo Governo do Estado; pela Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov); e pela ALMG.

Segundo o presidente Corrêa Junior, o momento é emblemático e histórico para o Estado. "Nós temos duas grandes conquistas hoje. Em primeiro lugar, a demonstração de que a parceria entre os poderes e os órgãos do Estado gera frutos, e o beneficiário de tudo isso é a população. Em segundo lugar, porque o Diário Oficial conta não apenas a história funcional de servidoras e servidores públicos, mas a do próprio Estado e da sociedade. É um documento de grande importância histórica. Preservá-lo e disponibilizá-lo para consulta pública é muito importante", disse.

O desembargador Saulo Versiani também destacou a importância da preservação da memória do Estado: "Isso representa uma grande memória do Estado e que vai poder ser compartilhada com toda a população mineira."

No TJMG, a 2ª Vice-Presidência, por meio da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), será a gestora do projeto de digitalização do Diário Oficial.

Not---Ass-do-Acordo-Coop-Tec-p-Digitalizacao-acervo-Diario-Of-MG.8.jpg
A estimativa é que a digitalização de cerca de 3,5 milhões de páginas/imagens do Diário Oficial de Minas Gerais dure 18 meses ( Crédito: Euler Junior / TJMG )

O governador Romeu Zema disse que o acordo representa um avanço para Minas Gerais. "Vamos passar a ter, em breve, todo o acervo do nosso Diário Oficial digitalizado, o que vai permitir uma consulta de qualquer lugar, já que estará na internet. Essa preservação da memória é de fundamental importância", afirmou.
 
Para o deputado Tadeu Leite, o ACT representa um resgate histórico e reforça as pontes entre "o passado que nos inspira, o presente que nos desafia e o futuro que continua nos inspirando".

O Diário

A primeira edição do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais circulou em 21 de abril de 1892, quando era celebrado o centenário de morte de Tiradentes. A publicação surgiu para dar publicidade aos atos de governo e a outras matérias de interesse público. São 133 anos de história de uma publicação que guarda um manancial de informações rico e único de parte da história e da imprensa de Minas Gerais.

No periódico, foram registradas, entre outras notícias de destaque, a transferência da capital para Belo Horizonte (13/12/1897); a visita dos reis belgas à nova capital, quando se hospedaram no Palácio da Liberdade (3/10/1920); o falecimento de Santos Dumont, veiculado em 25/7/1932; a inauguração do Mineirão (7/9/1965); e a visita do Papa João Paulo II a Minas Gerais (3/7/1980).

Mesa de honra

Na solenidade de assinatura do Acordo, compuseram a mesa de honra o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o ex-presidente do TJMG desembargador Pedro Bitencourt Marcondes; o governador do Estado, Romeu Zema; o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite; a presidente Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Durval Ângelo Andrade; a procuradora-geral de Justiça adjunta administrativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Iraídes de Oliveira Marques, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; e o secretário da Segov, Marcelo Aro.

Também estiveram presentes no evento o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, e o superintendente de Gestão do Diário Oficial, Rafael Freitas Corrêa; além de magistradas, magistrados e demais convidadas e convidados.

Veja aqui outras fotos do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial