Na próxima semana, de 13 a 17 de fevereiro, servidores dos setores ligados à 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e de mais quatro diretorias executivas da instituição irão participar do treinamento para operar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A partir de 1º de março, o sistema será obrigatório nesses setores. As diretorias que irão receber a nova ferramenta são a de Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), a de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin), a de Informática (Dirfor) e a de Engenharia e Gestão Predial (Dengep).
O SEI tem sido implantado gradualmente no TJMG, desde 1º de dezembro, quando passou a funcionar na Secretaria Especial da Presidência e na Corregedoria-Geral de Justiça. A implantação obedece a cronograma estabelecido pelo comitê gestor, para que as unidades da instituição possam se organizar. Em 1º de fevereiro, o sistema passou a funcionar em mais 60 setores da instituição.
Com um nome que já procura salientar a facilidade e a usabilidade, o SEI é uma plataforma que permite a gestão e o processamento de documentos, expedientes e processos administrativos, de forma totalmente digital. Aliando simplicidade, agilidade e responsabilidade social, a ferramenta também permite diminuir a quantidade de documentos físicos e poupar tempo nos procedimentos rotineiros, de forma a aperfeiçoar a gestão.
Outras vantagens são a redução de custos financeiros, operacionais e ambientais, o aumento da segurança da informação e o compartilhamento simultâneo de documentos e processos entre diversas pessoas. Os usuários ainda têm a comodidade de utilizar modelos de documentos já prontos, assinar uma série de processos de uma só vez, pelo bloco de assinaturas, e comunicar-se com o público externo, o que diminui demandas de balcão.
SEI
O Sistema Eletrônico de Informações, idealizado por uma servidora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedido gratuitamente ao TJMG por um acordo de cooperação técnica, já foi adotado em mais de 300 órgãos públicos brasileiros. Ele foi especialmente customizado para as necessidades do Judiciário estadual mineiro.
São características do SEI a portabilidade, pois é acessível pela internet por meio dos navegadores mais comuns; a possibilidade de acesso remoto, inclusive por usuários externos; o controle do nível de acesso e a segurança da informação; a presença de funcionalidades específicas (controle de prazos, ouvidoria, estatísticas, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo o teor, organização de processos em bloco); a sustentabilidade, pois representa redução do consumo de papel e de gastos com armazenamento e transporte dos autos.
Saiba mais sobre o SEI e sua implantação no TJMG.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial