Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Superintendente da Mejud participa de reunião para criação de comenda no TRF6

Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant apresentou sugestões para aprimorar a Medalha Ministro Sepúlveda Pertence


- Atualizado em Número de Visualizações:

O superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) e coordenador da Comissão Especial para o Sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, participou, na quinta-feira (6/6), de uma reunião na sede do Tribunal Regional Federal da 6ª Região – Minas Gerais (TRF6), para auxiliar na criação da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence. O desembargador foi convidado para a reunião pela presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes.

not-reuniaoTRF6.jpg
Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant (à direita) participou do encontro a convite da presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes (à esquerda) (Crédito: Divulgação/TJMG)

Durante o encontro, a presidente do TRF6 e demais membros do Conselho da Medalha agradeceram o auxílio do superintendente da Mejud do TJMG, destacando seus grandes conhecimentos culturais, sobretudo nas áreas da medalhística e vexolologia - ramos do saber que se dedicam ao estudo das medalhas e bandeiras, respectivamente.

O desembargador Caldeira Brant apresentou sugestões para o aprimoramento da comenda, aceitas pela Comissão, e realizará a descrição técnica medalhística que integrará o ato normativo de criação da honraria, que possui três graus: Medalha, Colar e Grande Colar. 

“É uma satisfação para o TJMG, neste ano comemorativo do seu sesquicentenário de instalação, participar deste importante momento na história do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, que está compromissado, desde a sua criação, em valorizar a sua identidade institucional e estreitar relacionamentos por meio de comenda própria, além de preservar a sua memória enquanto órgão máximo da justiça federal em Minas Gerais. Nesse sentido, presto meus cumprimentos especialmente ao desembargador Flávio Boson Gambogi, designado para conduzir essa importante realização da memória do TRF”, afirmou o superintendente da Mejud.

Ele também ofertou à presidente, ao vice-presidente e corregedor do TRF6 e aos membros do Conselho da Medalha, presentes à reunião, a "Challenge-Coin" comemorativa de criação da Justiça da Segunda Instância em Minas Gerais.

Em agradecimento à visita, a presidente do TRF6 entregou ao superintendente da MEJUD o troféu comemorativo do primeiro aniversário de criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região – Minas Gerais, instalado a 19 de agosto de 2022.

A Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence instituída pelo TRF-6, por meio da Resolução nº 38/2023, destina-se a condecorar “personalidades de reconhecida categoria científica, cultural ou profissional, que tenham prestado notória contribuição institucional ao TRF-6 e servidores da justiça federal”, bem como os próprios membros daquele Tribunal.

Participaram da reunião, além da presidente do TRF6 e do superintendente da Mejud, o vice-presidente e corregedor do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira; os membros do Conselho do Colar e da Medalha do Mérito Judiciário Ministro Sepúlveda Pertence, desembargadores federais Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, Klaus Kuschel e Flávio Boson Gambogi, bem como o diretor-geral do TRF6, Edmundo Veras, e os servidores do TJMG: o assessor judiciário Arthur Magalhães Bambirra e o gerente da Gefis, Iácones Batista Vargas, ambos membros da Comissão Especial dos 150 anos do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial