Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Superendividamento e litigância predatória são temas de palestras em Muriaé

Ejef realizou encontro do Núcleo Regional de Muriaé em 18/9, com representantes de 13 comarcas


- Atualizado em Número de Visualizações:
“Sem sombra de dúvidas, pelos dados que temos, a população brasileira está endividada. Mais de 78% das famílias vivem situações dramáticas de endividamento e muitas delas já estão caminhando para o superendividamento. Precisamos fazer algo e realmente garantir que a lei possa trazer as benesses para conseguir a repactuação da dívida e também a prevenção a esse fenômeno complexo que é o superendividamento.”
Not-Encontro-do-Nucleo-Regional-da-Ejef-Muriae2.jpg
O Encontro do Núcleo Regional da Ejef em Muriaé reuniu representantes de 13 comarcas para debater superendividamento, litigância predatória e precedentes (Crédito: Divulgação / TJMG)

Esse foi um trecho da palestra do juiz da Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais da Comarca de Muriaé, Juliano Carneiro Veiga, durante o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de Muriaé, realizado nesta quinta-feira (18/9), no Teatro do Centro Universitário Faminas.

A apresentação do magistrado teve como tema o superendividamento. o Encontro também trouxe a palestra intitulada “Litigância Predatória e Precedentes”, proferida pelo coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Núcleo de Justiça 4.0 – Cível, da 1ª Instância, juiz Ronaldo Souza Borges.

“Falei aos magistrados e servidores sobre esses temas, que têm uma relação muito próxima entre si. Sobre os precedentes, tratei da questão da segurança jurídica e da previsibilidade na prestação da justiça, tornando-a mais estável e previsível. Já em relação à litigância abusiva, trocamos ideias sobre boas práticas que podem ser adotadas para o enfrentamento desse problema, sem restringir o acesso à Justiça, mas de modo que nossos serviços possam atingir a quem, efetivamente, precisa”, disse o juiz Ronaldo Borges.

Not-Encontro-do-Nucleo-Regional-da-Ejef-Muriae1.jpg
O juiz Ronaldo Souza Borges foi um dos palestrantes e tratou de litigância predatória e precedentes (Crédito: Divulgação / TJMG)

Interiorização

O Núcleo Regional da Ejef de Muriaé engloba 13 comarcas: Cataguases, Ervália, Eugenópolis, Leopoldina, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Pirapetinga, Teixeiras, Tombos, Viçosa e Visconde do Rio Branco. O encontro reuniu magistrados, servidores e colaboradores dessas comarcas.

Na abertura, a mesa de honra foi composta pelo superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna; pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra; pelo diretor do Foro da Comarca de Muriaé, juiz Maurício Machado Pirozzi; pela coordenadora do Núcleo Regional da Ejef em Muriaé, juíza Alinne Arquette Leite Novais; pelos docentes, os juízes Juliano Veiga e Ronaldo Borges; pela diretora do Centro Universitário Faminas de Muriaé, professora Micheline Luíza de Souza Lopes; e pela coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Faminas de Muriaé, professora Margarida Espósito. 

O desembargador Maurício Pinto Ferreira ressaltou o objetivo da Ejef de ir a todos os polos regionais do Estado, para capacitação dos profissionais, e para melhorar ainda mais a prestação jurisdicional em todas as comarcas mineiras.

“Vamos visitar todos os 27 polos com a mesma força de vontade, para trazer novidades, temas importantes e palestrantes de qualidade para capacitar nossos colegas e servidores com o que temos de melhor na Ejef para oferecer.”.

Para o diretor do Foro da Comarca de Muriaé, juiz Maurício Pirozzi, foi de extrema relevância receber a equipe da Ejef: “Esse encontro é uma iniciativa muito importante. A interiorização da Ejef gera, para nós, a sensação de pertencimento, tanto para os magistrados quanto para os servidores e todos os envolvidos. Foi uma manhã muito proveitosa, com aquisição de conhecimentos e trocas de experiências. Ficamos gratos por poder recebê-los aqui.”

Not-Encontro-do-Nucleo-Regional-da-Ejef-Muriae.jpg
A juíza Alinne Novais, o desembargador Maurício Pinto Ferreira e a professora Margarida Espósito, após a abertura oficial do evento em Muriaé (Crédito: Divulgação / TJMG)

Na visão da coordenadora do Núcleo Regional da Ejef em Muriaé, juíza Alinne Arquette Leite Novais, esses encontros “são momentos de muita importância na conjugação das ideias de vários juízes e de vários profissionais do Tribunal de Justiça, pois permitem o aprofundamento dos estudos e das compreensões, a troca de experiências, tudo em prol da melhora da prestação jurisdicional, que é o que nós queremos.”

Nesta sexta-feira (19/9), será realizado o Encontro do Núcleo Regional da Ejef em Juiz de Fora.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial