Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Simpósio internacional debate educação inclusiva

TJMG é um dos apoiadores do evento, que acontece nos dia 22 e 23/03


- Atualizado em Número de Visualizações:

Um evento na capital mineira, nos próximos dias 22 e 23 de março, pretende promover uma ampla discussão sobre experiências e ideias práticas da educação inclusiva. Trata-se do Simpósio Internacional sobre Educação Inclusiva – rodas de conversa sobre a prática da inclusão. Estão previstas palestras, lançamento de livros e compartilhamento de vivências, entre outras atividades.

Consciente da importância de levar esse debate à sociedade, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é uma das instituições apoiadoras do evento neste ano e irá sediar a iniciativa, que acontece na Unidade Raja do Fórum Lafayette (Avenida Raja Gabaglia, 1.753, bairro Luxemburgo, na capital). O simpósio é uma realização do portal Mundo Asperger.

A abertura do evento, no dia 22 de março, às 14h, será seguida da conferência “Autismo e Inclusão Escolar”, com Lucia De Anna, professora de didática, educação especial e pesquisa educacional da Università degli Studi di Roma “Foro Italico”; Mônica Rahme, professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Miguel Mahfoud, professor associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Ainda na tarde de abertura do evento, acontecerá uma roda de conversa com estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação da UFMG e o lançamento dos livros Neurodivergentes, do jornalista, apresentador e youtuber Victor Mendonça, diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 11 anos; Camaleônicos – Autistas Adultos, da jornalista, radialista e youtuber Selma Sueli Silva, que teve o mesmo diagnóstico em 2016; e O Menino Autista, de Roberto Mendonça. A abertura dos lançamentos será feita pelo professor pós-doutor Maurício Guilherme Jr., do Centro Universitário Uni-BH.

No dia 23 de março, as atividades se iniciam às 8h. Na programação, constam, entre outras atividades, as rodas de conversa “Inclusão escolar”, “Educação inclusiva, uma realidade?”, “Direito e Educação” e “Casos vitoriosos na educação inclusiva”. Haverá ainda o compartilhamento de vivências da educação inclusiva e discussão de leis de inclusão (foco no direito e na aplicação da legislação).

Entre as participações previstas na programação, estão jornalistas, advogados, defensores públicos, psicólogos, fonoaudiólogos, professores e ativistas da inclusão e dos direitos da pessoa com deficiência, entre outros. O juiz Bruno Terra Dias, da 1ª Vara de Sucessões e Ausência de Belo Horizonte, participará da roda de conversa “Direito e Educação”.

Mais informações e programação completa podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (31) 9 8896 6412.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial