A servidora da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Manoela Fernanda Canalis Florian alcançou a primeira colocação no concurso promovido pelo programa “Engenheiros sem Fronteiras” durante o 2º Congresso de Internacionalização de Negócios, realizado entre os dias 5 e 7/11, em Belo Horizonte. Aluna do sexto período do curso de Direito, da faculdade Estácio de Sá, Manoela foi premiada com o projeto “Óculos inteligentes para deficientes visuais”, desenvolvido em coautoria com a pró-reitora da Estácio de Sá, Caroline Leal Ribas.
Para o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, a conquista de Manoela é motivo de orgulho para a 1ª Vice-Presidência. “Ela demonstra como a dedicação e o compromisso com o bem social podem gerar mudanças significativas na vida das pessoas. Seu projeto é um exemplo de inovação, humanização e sensibilidade", disse.
Segundo Manoela Canalis, o projeto consiste no desenvolvimento de um dispositivo assistivo baseado em inteligência artificial (IA), projetado para auxiliar pessoas com visão subnormal a interagir melhor com o ambiente ao seu redor: os óculos inteligentes assistivos. “O objetivo principal é aumentar a independência, mobilidade e qualidade de vida dessas pessoas, fornecendo-lhes ferramentas adaptadas às suas necessidades específicas”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial