
Celebrando os 21 anos da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), foi realizado, nesta sexta-feira (8/8), o seminário "Conexão Ouvidoria – Unindo vozes e fortalecendo a escuta pública", no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, com participação de cerca de 500 pessoas.
O seminário também teve o objetivo de promover a disseminação de boas práticas e o aperfeiçoamento das ferramentas de atendimento ao cidadão, com a promoção do diálogo, da escuta ativa e do fortalecimento do controle social, para assim melhorar a cada dia a formulação de políticas públicas.
Participaram do dispositivo de honra da abertura o ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Américo Martins da Costa; a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Gabriela Câmara Siqueira; a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Letícia Gamboge; o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais, Sílvia Caroline Listgarten Dias; a ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) e presidente da Rede Ouvir de Minas Gerais, Gláucia Fernandino; o secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Social (Sedese), Ricardo Alves; o secretário de Estado adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez; a subdefensora-geral do Estado de Minas Gerais, Karina Maldonado; o diretor de Planejamento e Coordenação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Alaôr Messias Marques Júnior; o ouvidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Braulio Lara; o ouvidor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Alex Ramon Aladim; o subcontrolador de Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Gustavo Nassif, e a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Sandra Valle.
Trabalho relevante
O ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, parabenizou a OGE/MG pelo relevante trabalho que vem sendo realizado ao longo de seus 21 anos de existência.
"Nesses 21 anos, foram vencidas todas as barreiras, todos os entraves e todas as necessidades para chegar até aqui. É uma função de primordial importância no Estado: a oitiva para tentativa de resolução dos problemas do cidadão que nos procura. Parabéns à Ouvidoria do Estado de Minas Gerais. Espero que possamos estar aqui nos próximos 21 anos, para que possamos colher os frutos do que plantamos", afirmou.

Na mensagem de boas-vindas, a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Gabriela Câmara Siqueira, afirmou que cada pessoa que procura a Ouvidoria quer ser ouvida, compreendida e receber uma resposta ao seu problema apresentado.
"Isso nos deixa com uma grande responsabilidade, mas também uma grande oportunidade. Temos o desafio e o comprometimento de uma escuta que seja, ao mesmo tempo, ativa, respeitosa e muito comprometida com a resposta que vai ser dada ao cidadão. Uma ouvidoria pública constrói pontes. Fazemos a ponte entre o sentimento de uma pessoa que está recebendo aquela política pública, ao sentimento do servidor que é o responsável por aprimorar aquela política pública", disse.
Ela ressaltou ainda que a ouvidoria íntegra e atuante é "um instrumento muito poderoso para resgatar a confiança pública".
Em vídeo exibido na cerimônia, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, parabenizou a OGE/MG, exaltando a qualidade do trabalho desenvolvido por essa Ouvidoria.
"Durante mais de duas décadas, a OGE vem cumprindo o fundamental papel de dar voz aos mineiros, melhorando a administração pública. Agradeço o apoio e o empenho da ouvidora-geral Gabriela Siqueira, por liderar esse importante movimento e trabalho aqui em Minas. Temos atuado com firmeza para ampliar as ouvidorias pelo interior do estado. Já são mais de 50 cidades parceiras do programa 'A Voz dos Mineiros', que têm ajudado municípios a implementarem suas próprias unidades de ouvidorias", afirmou.
Programação
A programação do seminário "Conexão Ouvidoria – Unindo vozes e fortalecendo a escuta pública" conta com as palestras: "Tríade de Excelência – Os 3 pilares para uma ouvidoria eficiente", proferida pelo ouvidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Felipe Augusto Esmeraldo de Oliveira; "A importância da estratégia da ouvidoria em uma instituição financeira", do ouvidor do Banco Itaú, Rogério Taltassori; "Ouvidoria estratégica: escuta ativa e qualidade no atendimento ao cidadão", da diretora executiva da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec), Gabriela Ribas Glinternik; e "A resposta pública como ativo: estratégias do Reclame Aqui para fortalecer a ouvidoria e a confiança do cidadão", da especialista em Experiência do Cliente do Reclame Aqui, Audrei Luana Rodrigues do Amaral de Souza.
Cinco oficinas também estão previstas, com os seguintes temas: "Linguagem simples", ministrada pela superintendente da Central de Inovação e Desburocratização da Seplag, Ana Flávia Morais; "Prevenção e combate ao assédio moral e sexual", com a ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Soares; "Criação de ouvidoria e como atender bem", com a ouvidora de Assuntos Institucionais da OGE/MG, Juliana Maron, e o ouvidor-geral adjunto do estado, Matheus Cheib; "Inteligência artificial", com a coordenadora do Núcleo de Inteligência da OGE/MG, Dávila Meireles, e o ouvidor educacional Thiago Manata; e "Proteção ao denunciante", com a ouvidora de Prevenção e Combate à Corrupção da OGE/MG, Danuza Paiva.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*