Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Semana da Sustentabilidade tem participação do TJMG

Representantes do TJMG participam de encontro promovido pelo CNJ no TJPB


- Atualizado em Número de Visualizações:

A superintendente de Logística e Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Mônica Libânio, e a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade e responsável pelo Centro de Sustentabilidade (Cesus) do TJMG, Selmara Alves Fernandes, participam da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário - Região Nordeste.

O evento começou na quinta-feira (16/10) e segue nesta sexta-feira (17/10).

Ele é uma iniciativa da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal. A Semana é promovida pelo CNJ em cada região do País. 

Not-I-Semana-da-Sustentabilidade-Joao-Pessoa.jpg
A desembargadora Mônica Libânio (esq.) e a diretora executiva Selmara Alves Fernandes destacaram a adoção de boas práticas de sustentabilidade no TJMG (Crédito: Divulgação)

A conferência de abertura “Sustentabilidade 4.0 – inovação e soluções” foi proferida pela professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Magda Helena de Araújo Maia.

O evento, que contou com presença de autoridades de todo o País, teve ainda plantio de árvores, painéis temáticos e apresentações de boas práticas institucionais nos eixos de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança (ESG).

Foi realizada, ainda, uma audiência pública com a participação dos setores público e privado, universidades, representantes do terceiro setor, como ONGs e movimentos sociais, que contribuíram com experiências e soluções inovadoras para poder conectar as atividades de cada setor à agenda da sustentabilidade.

Boas práticas sustentáveis 

As boas práticas apresentadas consideraram critérios como indicadores do Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) e as diretrizes do levantamento ESG conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em consonância com o programa “Justiça Carbono Zero”.

A desembargadora Mônica Libânio ressaltou que discutir os desafios, as perspectivas e o que realmente pode ser feito de concreto em prol da sustentabilidade marcou todas as atividades do evento:

"Iniciamos com um plantio de árvores no TJPB. Foram várias palestras e oficinas com foco ambiental visando inovações e soluções. Tivemos a oportunidade de ver as ações de sustentabilidade praticadas pelos tribunais do nordeste, muitas já bem avançados na questão da energia renovável e nos planos de descarbonização, em diversas comarcas."

A diretora executiva Selmara Alves Fernandes destacou a necessidade de se promover práticas sustentáveis no Judiciário:

"O evento abordou temas como gestão de recursos, eficiência energética e educação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável."

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial