A XII Semana Nacional da Conciliação vai ser realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017 em todo o País. A campanha voltada para o diálogo e a busca da conciliação nos conflitos sociais, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os tribunais de justiça, tribunais do trabalho e tribunais federais. No Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já foram agendadas 44.397 audiências para o período da semana. Em 2016, foram 24.356 audiências.
A programação de abertura da Semana da Conciliação no TJMG também prevê a assinatura de um protocolo de intenções com empresas e escritórios terceirizados que atuam como grandes demandados nas audiências de conciliação do Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública. O evento está agendado para as 9h, na Unidade Sede, Avenida Afonso Pena, 4.001, Bairro Serra, Belo Horizonte.
Trata-se do projeto “Parceiros da Justiça”, no qual as empresas parceiras assumem o compromisso de adotar, interna e externamente, práticas relacionadas com métodos consensuais de solução de conflitos, tais como a negociação, a conciliação e a mediação. O objetivo é estabelecer e aprimorar processos de gestão e resolução de disputas, de maneira colaborativa eficiente e sustentável.
Entre as empresas, estão Banco do Brasil, Itaú, Santander, Cemig, Claro, Oi, Unimed e Casas Bahia.
A programação de abertura da XII Semana Nacional da Conciliação se encerra com uma palestra magna do corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro João Otávio de Noronha.
Audiências
O número de audiências agendadas para a XII Semana da Conciliação já supera em muito o registrado em 2016. Até o momento, foram agendadas 44.397 audiências para o evento deste ano. Em 2016, foram 24.356.
A Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizada em todo o País de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017. Nesse período, os tribunais reúnem processos judiciais que tenham possibilidade de acordo para serem apresentados em audiências de conciliação, a fim de que as partes possam negociar diretamente entre si e solucionar o caso.
Foram agendadas 9.678 audiências nas varas da Justiça comum, 19.636 nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejucs), 2.745 nos Juizados Especiais de Belo Horizonte e 12.358 nos do interior.
Na Justiça comum, as Comarcas de Belo Horizonte, Contagem, Montes Claros, Ribeirão das Neves estão entre aquelas que mais agendaram audiências. No total, 658 varas já aderiram à Semana da Conciliação.
Já entre os Cejuscs, 117 aderiram à Semana. O de Belo Horizonte agendou 1.828 audiências; Ribeirão das Neves, 1.276; Contagem, 689; e Uberlândia, 501. Dos Juizados Especiais de Belo Horizonte, são 16 as unidades que vão participar do evento, com a adesão de 38 juízes.
A conciliação
A conciliação é uma forma pacífica de resolver conflitos por meio do diálogo. Ela pode ser realizada antes que o conflito resulte em um processo ou mesmo durante uma ação judicial.
Essa alternativa pode ser solicitada por qualquer uma das partes que demonstrar a vontade de resolver o problema por meio da autocomposição. Desse modo, é marcada uma audiência para que as pessoas envolvidas compareçam, perante o conciliador ou o juiz, a fim de buscar um acordo.
A conciliação é uma forma econômica, rápida e pacífica de solucionar diversas causas, como negociação de dívidas, problemas com contratos, prestações de serviços etc. Saiba mais sobre conciliação, mediação e cidadania.
A conciliação entre as partes pode ser buscada durante todo o ano no Quero Conciliar.
Serviço
Abertura da Semana da Conciliação 2017
27 de novembro, 9h
Unidade Sede do TJMG - Avenida Afonso Pena, 4.001, Bairro Serra
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial