Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Saúde e Espiritualidade" é tema de palestra no TJMG

O palestrante foi o juiz Haroldo Dutra Dias, reconhecido internacionalmente


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---palestra-dr-haroldo---22.03.22.jpg
Evento, transmitido pela internet, reuniu presencialmente membros da Abrame e a comunidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

“Saúde e Espiritualidade” foi o tema da palestra proferida, nesta terça-feira (22/3), pelo juiz da 3ª Vara Empresarial, de Fazenda e Registros Públicos de Contagem, Haroldo Dutra Dias, no Auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento reuniu membros da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (Abrame), servidores, colaboradores e convidados. A palestra foi transmitida pelo canal da Abrame no YouTube

O TJMG passará a realizar periodicamente reuniões para falar sobre espiritualidade com abordagem de questões que visem produzir impactos positivos na vida de magistrados, servidores e colaboradores do TJMG. 

Na abertura, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, lançou uma indagação a todos que acompanhavam o evento: “Se você tivesse a chance de voltar mais de 2.000 anos no tempo e estar frente a frente com Jesus, que pergunta você faria para ele?”. 

not---palestra-dr-haroldo--GILSON-LEMES---22.03.22.jpg
O presidente Gilson Lemes disse que, na pandemia, as pessoas aprenderam, mais do que nunca, a valorizar os afetos: "Se a vida é sopro, precisamos entender o seu sentido e manifestar o nosso amor pelo próximo" (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Em seguida citou o juiz Haroldo Dutra Dias, também escritor, tradutor e conferencista, que em resposta a essa questão disse o seguinte: “Eu ficaria mudo, como muitos ficaram quando cruzaram com Jesus, porque as perguntas cessam quando você encontra o amor. Quando você está diante de um amor incondicional, de um amor ilimitado, cessam as perguntas, porque aí você encontrou o que buscou a vida inteira”.

O presidente Gilson Lemes também disse que “sempre é tempo de expressar o amor, a fraternidade, a fé, de agradecer e de celebrarmos a existência de Deus em nossa vida”.  Afirmou ainda que “a pandemia de covid-19, que, há dois anos, mergulhou o mundo em uma realidade por demais distópica, suspendeu diversos dos nossos planos e aspirações, nublando nossos dias. Já são mais de 6 milhões de mortos pela covid-19 no mundo, quase 660 mil no Brasil”.  

Ele ressaltou que a pandemia “nos incitou também a fazermos muitas reflexões sobre nossos modos de vida, nosso futuro, nossas relações pessoais e profissionais. Aprendemos também, mais que nunca, a valorizar nossos afetos. Se a vida é sopro, precisamos entender o seu sentido e manifestar o nosso amor pelo próximo”.  

O presidente Gilson Lemes agradeceu ao juiz Haroldo Dutra Dias por compartilhar seus conhecimentos sobre o tema e também destacou a dedicação dos representantes da Abrame na realização do evento: o desembargador Estevão Lucchesi, a juíza titular da 1ª Vara Criminal, Maria Isabel Fleck, e o juiz titular da 5ª Vara de Família de Belo Horizonte, Clayton Rosa de Rezende. 

Também parabenizou o presidente da Abrame, Mario Motoyama, e citou nomes de magistrados que edificaram a associação, como os desembargadores José Guido de Andrade e Bady Curi, já falecidos, e o juiz Roberto de Freitas Messano.  

Saúde mental

Na palestra, o juiz Haroldo Dutra ressaltou que um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é enfrentar problemas como a ansiedade e a depressão, que tanto afetam a qualidade de vida das pessoas. Ele citou duas passagens do Evangelho em que Jesus promove a cura de pessoas e traçou paralelos com aspectos enfrentados por profissionais da saúde mental na atualidade.

O palestrante destacou que nunca o conceito de saúde esteve tão ligado ao estilo de vida das pessoas. “Nosso comportamento e as escolhas que fazemos tanto podem ser fatores de adoecimento quanto de cura e resgate da saúde”, salientou.

not---palestra-dr-haroldo--HAROLDO---22.03.22.jpg
O juiz Haroldo Dutra afirmou que um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é enfrentar problemas como a ansiedade e a depressão (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Ele disse também que “a grande dor relatada pelas pessoas, em especial os jovens, é a dor do vazio interior”, Para o juiz, isso acontece quando o ser humano se desconecta com seu ‘eu interior’ e não consegue mais enxergar um propósito ou um sentido para sua vida”. 

De acordo com Haroldo Dutra, somente por meio da espiritualidade é que as pessoas conseguem se reconectar com seu eu profundo e encontrar a cura para seus males. “É necessário transcender e se reaproximar da natureza”, concluiu.

Agradecimentos

Delegado adjunto e membro consultivo da Abrame, o desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, do TJMG, agradeceu ao presidente Gilson Lemes pela “sensibilidade e generosidade” em permitir que a entidade utilizasse “o auditório nobre da mais alta corte de Justiça de Minas Gerais, que passará a contar com palestras mensais, abordando a temática espírita”.

“Não possuindo expressão que traduza nossa profunda gratidão, me socorro ao espírito de Emmanuel, mentor de Chico Xavier, que, no livro Pão Nosso, assim se expressou: 'agradecer não será tão somente problema de palavras brilhantes; é sentir a grandeza dos gestos, a luz dos benefícios, a generosidade da confiança e corresponder espontaneamente, estendendo aos outros os tesouros da vida'”, afirmou. 

not---palestra-dr-haroldo--LUCCESI---22.03.22.jpg
O desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho agradeceu à sensibilidade e generosidade da alta direção do TJMG por abrigar eventos da Abrame (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

A juíza Maria Isabel Fleck, da Comarca de Belo Horizonte, que é delegada da Abrame, também fez agradecimentos ao presidente Gilson Lemes e à alta direção do TJMG pela oportunidade de realizar, na sede do Judiciário, tão importantes eventos.

“Obrigada ao desembargador Gilson Lemes e à administração do TJMG, que em todos os momentos abriu os braços para que aqui a Abrame estivesse. Trago aqui também o meu carinho por cada companheiro dos dois planos, o polissistema material e o polissistema espiritual, que incansavelmente, nós sabemos, preparam essa tarefa, da qual somos apenas os operários”, disse.

A magistrada ressaltou ainda que a Abrame já tem um calendário que será sequenciado, na sede do TJMG, para os próximos meses e para a eternidade. “Já no próximo mês, estaremos recebendo aqui o presidente da União Espírita Mineira, Alisson Pontes, que nos brindará coma a palestra 'Chico Xavier, um mandato de amor'”, disse.

not---palestra-dr-haroldo--MARIA-FLECK---22.03.22.jpg
A juíza Maria Isabel Fleck anunciou que, já no próximo mês, haverá, também no TJMG, palestra do presidente da União Espírita Mineira, Alisson Pontes, com o tema "Chico Xavier, um mandato de amor" (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Presenças

Compuseram ainda a mesa de honra do evento o assessor especial da Diretoria Administrativa da Abrame, juiz Clayton Rosa de Rezende, e a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz.

O evento contou ainda com a presença de diversos desembargadores, juízes, servidores e colaboradores do TJMG, além do público externo.

Abrame

Fundada em 29 de outubro de 1999, a Abrame tem, entre outras finalidades, a de operar ativamente no sentido da espiritualização do Direito e da humanização da Justiça. A associação entende a natureza espiritual, interexistencial e multiexistencial do ser humano e promove programas que auxiliam o magistrado em sua vida profissional, familiar e social. 

Palestrante

O juiz titular da 3ª Vara Empresarial, da Fazenda e Registros Públicos de Contagem, Haroldo Dutra Dias, é escritor e palestrante, mestre em Neurociências pela UFMG, graduando em Psicologia. Ele ministra conferências no Brasil e no exterior. É autor de uma tradução do Novo Testamento, editado originalmente pelo Conselho Espírita Internacional, em 2010, e pela Federação Espírita Brasileira. Também escreveu a obra Parábolas de Jesus. É especialista em paleontografia, crítica textual, aramaico e francês.

Veja aqui a íntegra da palestra.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial