Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Saiba como concorrer ao Selo Mulheres Libertas

Iniciativa inédita certifica pessoas e instituições que trabalham pelo combate à violência doméstica


- Atualizado em Número de Visualizações:
Desa. Ana Paula Caixeta -  foto Mirna de Moura - 03.08.2020.jpg
Desembargadora Ana Paula Caixeta considera ser relevante dar visibilidade a iniciativas que combatam a violência doméstica e familiar contra a mulher

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou no último dia 12 o Selo Mulheres Libertas. A iniciativa inédita é da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) que está com as inscrições abertas aos pretendentes ao título.

O selo tem por objetivo certificar pessoas físicas e jurídicas, com atuação no setor público ou privado, e iniciativas da sociedade civil que contribuem para a prevenção, o combate e a punição da violência praticada contra as mulheres.  Ele será outorgado após candidatura dos interessados ou por indicação formulada, "ex officio", pela Comsiv.

Para receber o selo, as pessoas físicas ou jurídicas, com atuação no setor público ou privado, bem como ONGs, devem apresentar trabalhos e projetos inseridos no âmbito de atividades trabalhistas, empresariais e educacionais.

Tal iniciativa deve contribuir para a prevenção, o combate e a punição da violência praticada contra as mulheres, no âmbito das relações domésticas e familiares, bem como contribuam para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

A candidatura deve ser apresentada por meio do preenchimento do formulário contido no Anexo II da Portaria Conjunta 1162/2021, com posterior envio ao endereço eletrônico comsiv@tjmg.jus.br.

Devem ser apresentados formulário de candidatura ao selo, o resumo do projeto, com a identificação de seus objetivos, de sua estrutura e metodologia, além de cópia dos documentos de identificação da pessoa física ou jurídica que o promove, bem como dos respectivos sócios, no caso de sociedade empresarial.

A outorga do selo será realizada mediante o julgamento de, no mínimo, 2 (dois) membros integrantes da Comsiv.  O resultado consistirá na atribuição de notas tendo como parâmetros se o objetivo do selo foi atingido.

Se atingidos 70 pontos, o projeto será recomendado e encaminhado à Comsiv para deliberação.

not-mulheres-libertas-12.03.2021.jpg
O selo tem por objetivo certificar pessoas físicas e jurídicas e iniciativas da sociedade civil que contribuem para a prevenção e o combate à violência praticada contra as mulheres

A desembargadora Ana Paula Nannetti  Caixeta, superintendente da Comsiv comenta que o TJMG quer contribuir para uma sociedade não violenta e com a disseminação de boas práticas em ações e projetos que combatam a violência doméstica e familiar contra a mulher, capacitando-a para o trabalho que proporcione uma vida digna, preservando a autoestima e valorizando o auto cuidado em todos os setores.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial