Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Romeu Zema é empossado como presidente de honra do IHGMG

Magistrados do TJMG participaram da cerimônia


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-3---Romeu-Zema-Instituto-Historico-e-Geografico.jpg
A cerimônia de posse do governador Romeu Zema como presidente de honra do IHGMG ocorreu no dias 15/2 ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) empossou, no dia 15/2, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como seu presidente de honra.

No evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi representado pelo 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna. Também estiveram presentes o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, e o desembargador do TJMG Marcos Henrique Caldeira Brant, que compôs a mesa da solenidade ao lado de Romeu Zema, do presidente do IHGMG, José Carlos Serufo, e de demais autoridades.

Compareceram, ainda, o superintendente da Memória do Judiciário (Mejud) e associado do IHGMG, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; e o juiz Renato César Jardim, também associado  do IHGMG.

"É uma honra receber essa homenagem dessa Casa, que preserva a nossa cultura e o nosso patrimônio histórico", disse o governador de Minas durante a cerimônia de posse.

Ele também agradeceu ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pelo apoio na restauração de monumentos históricos, como o Palácio da Liberdade, cuja reforma está em fase final, e citou o reconhecimento, pela Unceso, dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como patrimônio da humanidade. "O poder público e o setor privado precisam somar esforços para a preservação desse grande e extraordinário patrimônio que temos aqui", enfatizou Romeu Zema.

Além da posse como presidente de honra, o governador do Estado recebeu a medalha João Pinheiro, símbolo da titularidade dos membros do IHGMG; um diploma de honra da Casa João Pinheiro; e um troféu com um almocafre – ferramenta histórica usada na mineração.

Instituição centenária

Fundado em 1907, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é um dos mais antigos e respeitados órgãos de preservação cultural do Estado. O IHGMG tem como missão registrar a história, manter vivas as tradições mineiras e observar descobertas geográficas de nossa região.

Durante a cerimônia de posse, José Carlos Serufo ressaltou a importância da homenagem: "Com a presença do senhor, governador, rememoramos a figura do doutor João Pinheiro da Silva, que há quase 118 anos, quando era presidente do Estado de Minas Gerais, fundou este instituto com a missão de ser guardião da história, da cultura e dos valores da nossa terra."

Romeu Zema se tornou o 10º governador a ocupar a presidência de honra do IHGMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial