
Com foco na implementação do programa “Descubra” na Comarca de Timóteo e no Município de Antônio Dias, bem como para avanços e fortalecimento do programa nas Comarcas de Ipatinga e Coronel Fabriciano, integrantes da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) participaram, nos dias 8 e 10/7, de reuniões nessas localidades do Vale do Aço.
Por delegação da superintendente da Coinj, desembargadora Alice Birchal, o assistente executivo da Coordenadoria, Alécio de Carvalho, e o assistente de direção superior Victor Volpini estiveram, no dia 8/7, no município de Coronel Fabriciano.
Participaram dessa reunião a coordenadora do comitê local do programa “Descubra” no município, Kirlaine Costa; e, pelo Município de Coronel Fabriciano, a secretária de Governança de Assistência Social, Karla Carvalho; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marlon Dalta; o secretário de Governança da Tecnologia da Informação, Daniel Papa; a procuradora municipal Vanessa Nunes; e a gerente de Proteção Social da Secretaria de Assistência Social, Adrielle Parreiras.

Já no dia 10/7, os integrantes da Coinj se reuníram, no município de Timóteo, com a secretária de Assistência Social, Luciene Souza; o coordenador de Vigilância Socioassistencial, Marcelo Santos; e o procurador do município de Antônio Dias, Leonardo Puccini.
Além da implementação do programa “Descubra” em Timóteo e Antônio Dias, foi discutido o seu fortalecimento na região do Vale do Aço, onde está implementado nas Comarcas de Ipatinga e Coronel Fabriciano.
Exposição
A Coinj do TJMG, por meio de seus representantes, também esteve presente na 35ª edição da Feira Expo Usipa, no Município de Ipatinga.
O evento, que ocorreu entre os dias 9 e 12/7, é conhecido como uma das mais importantes exposições das áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços em Minas Gerais.
A feira contou com mais de 300 expositores, incluindo um estande dedicado ao “Descubra”, com participação de vários parceiros. A Expo Usipa teve público estimado de cerca de 30 mil pessoas.

Sobre o programa
Criado em 2019, o “Descubra” nasceu de uma cooperação interinstitucional de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. O objetivo é a inclusão, em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional, de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade, especialmente os que cumprem ou são egressos de medidas socioeducativas e os que estão em situação de acolhimento institucional ou foram resgatados de situação de trabalho infantil.
A missão do programa, que foi idealizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), é articular e fortalecer a rede de apoio e proteção a esse público, por meio da inserção profissional no mercado de trabalho protegido, visando transformar vidas e promover o protagonismo cidadão de adolescentes e jovens de 14 a 21 anos.
São integrantes do programa, além do TJMG e do MPMG: a União Federal, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT/MG); o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese); o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC); o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG); o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*