Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Reunião do Comitê de Inteligência Artificial trata do "Assistente TJMG"

Ferramenta de IA generativa vai auxiliar magistrados e assessores


- Atualizado em Número de Visualizações:

Apresentação de métricas, evolução de projetos e discussões sobre questões futuras foram temas tratados nesta terça-feira (27/5), durante reunião do Comitê de Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O encontro contou com a presença do presidente da Corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Criado por meio da Portaria Conjunta nº 1612/PR/2024, o Comitê, presidido pelo superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, é responsável por coordenar e supervisionar as iniciativas relacionadas ao uso e desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA) no âmbito do Judiciário mineiro, além de criar e revisar políticas, normas e procedimentos específicos sobre o tema, seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Not-1---4-Reuniao-do-Comite-de-IA.jpg
Comitê de Inteligência Artificial  do TJMG se reuniu nesta terça-feira (27/5) (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre o desenvolvimento do “Assistente TJMG”, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) generativa desenvolvida na Corte mineira, por meio de parceria entre a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) e o Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG).

A solução, que funciona como uma extensão de navegador e atua em interconexão com os sistemas eletrônicos de tramitação processual, utiliza o modelo GPT 4 Turbo (OpenAI) e acessa uma base de dados espelho para leitura e análise de documentos, sem impacto sobre o desempenho dos sistemas institucionais.

O “Assistente”, que inicialmente auxiliará magistrados e assessores, é capaz de gerar ementas nos padrões do CNJ, produzir resumos das peças e executar prompts de comando.

Além de informações sobre o desenvolvimento dessa ferramenta de IA generativa, foram apresentadas métricas, estudos e discutidas questões sobre a expansão dela.

Not-4---4-Reuniao-do-Comite-de-IA.jpg
Presidente Corrêa Junior ressaltou o avanço de projetos sobre IA realizados pelo TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O presidente Corrêa Junior ressaltou o avanço de projetos sobre IA realizados pelo TJMG e a relevância da tecnologia para o Judiciário estadual.

“Essa nova tecnologia é muito importante, porque o objetivo é que seja aplicada na ponta da nossa atividade, seja jurisdicional, seja administrativa, para agilizar o andamento processual”, disse.

Segundo o desembargador André Leite Praça, o uso de Inteligência Artificial é uma necessidade para as instituições, “não apenas para a geração de documentos, mas também para o processamento na triagem e no encaminhamento dos processos dentro do Tribunal”.

“Estivemos aqui, hoje, conversando sobre a disponibilização e o desenvolvimento de ferramentas internas e externas para capacitar toda a Instituição no uso dessa nova realidade, que é o uso da IA”, comentou.

A juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da Dirtec, Mariana de Lima Andrade, destacou que o “Assistente TJMG” deve ser ampliado para uruárias e usuários de gabinetes de todas as comarcas do Estado, especificamente magistradas e magistrados e assessoras e assessores.

“A ferramenta está em funcionamento. Estamos monitorando e, hoje, deliberamos sobre a expansão. Acho que teremos um impacto muito bom com o que foi deliberado. Além disso, estamos avançando em várias outras frentes”, afirmou.

Presenças

Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência e responsável pelo UAI-Lab e pela Assessoria de Precatórios (Asprec), Paulo José Rezende Borges; o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marcelo Paulo Salgado; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras; o juiz da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial da Comarca de Betim e membro do CIJMG, Rafael Niepce Verona Pimentel; o secretário-geral da Presidência e responsável pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove), Guilherme Augusto Mendes do Valle, de forma remota; a diretora executiva da Dirtec, Alessandra da Silva Campos; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; o gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento das Carreiras (Gedac), Júlio César Soares Nunes; o coordenador da Tratamento de Dados (Cotrad), Victor Moreira Mulin Leal, de forma remota; o coordenador de Governança, Normatização, Organização e Soluções de Dados (Conod), Guilherme Catoni Costa; os analistas de negócio do Conod Gustavo Resende Queiroz Soares e Lucas Mateus de Oliveira Duarte; o assessor técnico da Dirtec Mateus Cançado Assis; o analista judiciário Claudio Gonçalves Pimenta; a oficial judiciária Vanessa Márcia Corrêa Coutinho, além de outras participações de forma remota. 

Not-5---4-Reuniao-do-Comite-de-IA.jpg
Encontro contou com participações remotas (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial