
A Galeria de Retratos dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que atuaram no Edifício-Sede recebeu, nesta segunda-feira (5/8), a fotografia do ex-presidente e atual superintendente de Projetos Artísticos e Culturais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. A cerimônia de descerramento do retrato foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.
O desembargador José Arthur Filho, responsável pela criação da Galeria de Retratos em 28/6 de 2024, afirmou estar orgulhoso e emocionado em ver sua foto ao lado de grandes nomes do Judiciário mineiro que atuaram no Edifício-Sede.
Segundo ele, nos dois anos em que ocupou a Presidência do TJMG, buscou referências e conhecimentos nas gestões passadas, sempre pautado nas necessidades do presente e nas demandas do futuro. "As ações foram voltadas para otimizar e ampliar a prestação jurisdicional, com investimentos em tecnologia como uma importante aliada; o olhar obstinado pelo social, para a aproximação do Tribunal com a sociedade e pela valorização da cultura. Tenho convicção de que cumpri meu papel em uma missão por demais desafiadora. E, hoje, vejo-me aqui expressando minha gratidão, alegria e contentamento por esta homenagem", afirmou.

O superintendente José Arthur Filho citou seu discurso de despedida da Presidência e falou sobre as lições que adquiriu: "A mais importante e sólida foi a de que jamais se caminha sozinho. Toda conquista humana é, a seu modo, uma evolução intersubjetiva, pois estamos indissoluvelmente ligados a uma trama de elementos que nos colocam uns para com os outros, para com a natureza e o não manifesto. Segundo o poeta Mário Quintana, “são os passos que fazem os caminhos”, sendo as conquistas o resultado de pequenas vitórias cotidianas, que muitas vezes passam despercebidas."
Ele desejou sucesso aos colegas integrantes da atual Direção do Tribunal. "Quero reafirmar meus votos do mais pleno êxito aos novos integrantes da Direção para a gestão 2024-2026. Ao presidente, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, quero dizer que conte comigo neste imensurável desafio de aperfeiçoar o Judiciário mineiro, a segunda maior corte estadual do País", afirmou.
Nomes relevantes
O presidente Luiz Carlos Corrêa Junior ressaltou o fato de a galeria preservar nomes relevantes da história do Tribunal de Justiça. "Temos a satisfação de descerrar o retrato do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. O retrato dele se junta assim ao dos desembargadores Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, que inaugurou esta sede e de quem tive a satisfação de ser superintendente de Comunicação; do saudoso desembargador Herbert José Almeida Carneiro, o primeiro a exercer toda a sua gestão nesta edificação; do desembargador Geraldo Augusto de Almeida; do desembargador Nelson Missias de Morais; e do desembargador Gilson Soares Lemes. Também está afixado aqui o retrato do desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, em reconhecimento aos esforços que o magistrado empreendeu e que viabilizaram a mudança da Sede da Corte mineira para este edifício, em 2016", disse.

Para ele, o desembargador José Arthur Filho possui espírito conciliador e deixou um legado de inegável avanço institucional: "No biênio 2022-2024, o Tribunal de Justiça se modernizou. Multipremiado em inúmeras iniciativas de destaque, realizou a primeira licitação do País com base no Marco Legal das Startups. No campo jurisdicional, atingiu a marca de Corte mais produtiva entre as demais de grande porte, graças, em grande medida, aos núcleos de cooperação. O presidente José Arthur Filho também potencializou espaço para as artes no Tribunal com a criação do TJMG Cultural".
Sobre a modernização da Corte mineira, o presidente Corrêa Junior citou a decisão do ex-presidente José Arthur Filho de implantar um novos sistema eletrônico de tramitação de processos. "O presidente capitaneou a opção pela mudança do nosso sistema de processo judicial eletrônico para o eproc. Essa medida, por acertada, foi seguida por outras grandes Cortes do País, como o Rio de Janeiro e, recentemente,o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo", afirmou.
Ao dizer que o desembargador José Arthur Filho "encora-se na poesia, pela alma sensível que tem", o presidente Corrêa Junior citou versos do escritor argentino Jorge Luís Borges para homenageá-lo: "Por vezes à noite há um rosto/Que nos olha do fundo de um espelho/E a arte deve ser como esse espelho/Que nos mostra o nosso próprio rosto".

Galeria
Na Galeria de Retratos de ex-presidentes que atuaram no Edifício-Sede do TJMG passa a constar as imagens dos desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues (gestão 2012-2014); desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes (2014-2016); desembargador Herbert José Almeida Carneiro (2016-2018); desembargador Geraldo Augusto de Almeida (2018); desembargador Nelson Missias de Morais (2018-2020); desembargador Gilson Soares Lemes (2020-2022); e José Arthur de Carvalho Pereira Filho (2022-2024).
O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues não chegou a atuar como presidente do TJMG na nova sede, mas contribuiu de forma expressiva para viabilizar a mudança para o prédio atual, em 2016.
Presenças
Estavam presentes na cerimônia de descerramento do retrato, além do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior e do ex-presidente José Arthur Filho, os ex-presidentes do TJMG, desembargadores Pedro Carlos Bitencourt Marcondes e Joaquim Herculano Rodrigues; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; o ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Silva; e o desembargador do TJMG Carlos Henrique Perpétuo Braga, membro substituto do TRE-MG; além de magistradas, magistrados, servidoras e servidores.
Veja no Flickr oficial do TJMG outras fotos do evento.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial