Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Recuperandas da Apac feminina de BH são vacinadas contra covid-19

Elas foram imunizadas com a primeira dose da vacina AstraZeneca


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---vacinacao-APAC.jpg
Recuperandas e funcionários da Apac feminina são imunizadas contra a covid-19 em BH (Foto: Marcelo Almeida)

 

O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) de Belo Horizonte, Marcelo Augusto Lucas Pereira, acompanhou a vacinação contra a covid-19 de 97 recuperandas e 25 funcionários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados da cidade, que abriga mulheres em cumprimento de pena. O Centro de Reintegração Social Desembargador Joaquim Alves de Andrade é a única Apac instalada em uma capital no Brasil.

Presidiários e servidores do sistema prisional no Brasil, acima de 18 anos, fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a covid, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde. A primeira dose do imunizante AstraZeneca foi aplicada nas recuperandas por alunos da Faculdade de Medicina do Centro Universitário UNI-BH, parceiro da Apac feminina.

“Já existia uma expectativa muito grande para vacinarmos as recuperandas. A pessoa privada de liberdade já se enquadra no grupo de risco pela condição anterior à prisão, por motivos variados. Alguns, por exemplo, viviam em situação de rua, são portadores de comorbidade ou estão com alguma vulnerabilidade. Na prisão, com exceção das pessoas na Apac, o apenado passa a viver encarcerado em ambientes insalubres, e o risco só aumenta”, explicou o juiz Marcelo Lucas Pereira.

O presidente da Apac de Belo Horizonte, Marcelo Costa, ressaltou que a vacinação é fundamental. Segundo ele, “é uma demonstração de respeito, pois as recuperandas cumprindo penas nos regimes fechado e semiaberto estão se transformando dentro da Apac, sendo tratadas com dignidade e com chances de resgatar a própria identidade”.

A Apac BH acolhe mulheres que recebem assistência para sua reintegração social, participando especialmente de cursos de formação profissional. Em Minas Gerais, são 46 Apacs em funcionamento, que abrigam quase 4 mil recuperandos. As Apacs foram idealizadas pelo advogado Mário Otoboni na década de 70 e, desde então, mais de 50 mil recuperandos já passaram pelo sistema no Estado.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
instagram.com/TJMGoficial
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial