Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Programa debate prevenção a assédio e discriminação

2º dia do Serin também tratou de saúde, ética, planejamento e LGPD


- Atualizado em Número de Visualizações:

Prevenir a ocorrência de assédio moral, sexual e de qualquer forma de discriminação foi um dos temas debatidos nesta terça-feira (4/11), no 2º dia do “Programa Servidor Integrado – Serin – Módulo Institucional, Humanossocial e Técnico-operacional”.

A ação educacional é promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), e segue até dia 7/11.

O público são 58 servidores do TJMG, nomeados pelas Portarias nº 7449/2025 e 9390/2025 e empossados no 2º semestre de 2025, por convocação.

Not-curso-Serin-DraFleck.jpg
A presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual em 1º Grau de jurisdição, juíza Maria Isabel Fleck, fez a abertura da ação educacional na Ejef (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Para a juíza convocada da 4ª Câmara Criminal do TJMG e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual em 1º Grau de jurisdição, Maria Isabel Fleck, é essencial receber os novos servidores com toda informação possível:

“A melhor forma de inclusão é dar acesso à informação de que o Tribunal possui uma comissão para lidar com esses temas, alinhada com as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nosso foco é prevenir e combater todas as formas de discriminação e assédio.”

Ela também destacou a importância do capital humano para a instituição:

“A forma de acolhimento é o mais importante. O servidor tem muito medo de procurar e denunciar, mas estamos aqui para mostrar que a Comissão, antes de punir ou criar procedimentos e sindicâncias, deseja acolher e dar confiança. O Tribunal enxerga o servidor, o valoriza e o tem como parte de sua força de trabalho.”

Em seguida, o servidor do TJMG e membro da Comissão Felipe Galego palestrou e apresentou dados introdutórios sobre o papel da Comissão de Assédio, os fluxos de trabalho e as formas de acesso em 1ª e 2ª Instâncias.

“Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre isso, então trouxe para os novos servidores os conceitos do que é o assédio moral e o assédio sexual e as normas contra discriminação no ambiente de trabalho. Foi uma abordagem inicial de temas importantíssimos.”

O palestrante também falou sobre os diferentes canais de acesso e denúncia: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); o Fale com o TJMG; a Ouvidoria do TJMG; o e-mail coassed@tjmg.jus.br; e o telefone (31) 3299-4528.

“Estamos sempre abertos para receber eventuais denúncias de assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho do Poder Judiciário mineiro. O mais importante é acolher as pessoas que são vítimas e, a partir das experiências, propor ao Tribunal novos procedimentos para evitar esse tipo de conduta no ambiente de trabalho”, disse Felipe Galelo.

Not-curso-Serin-ProfFelipeGalego1.jpg
O servidor Felipe Galego (de pé) falou sobre os canais de denúncia e do espaço de acolhimento da Comissão de prevenção e combate ao assédio (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Outros temas

Os servidores participantes do Serin também puderam acompanhar palestras sobre temas como segurança, saúde, tecnologia, acessibilidade e inclusão. Nesta terça, estavam previstas as apresentações “Deontologia profissional do servidor”, “Saúde do servidor e ginástica laboral”, “Ética e integridade”, “Planejamento estratégico do TJMG”, “LGPD e segurança da informação” e “Trilha de aprendizagem dos novos servidores”.

O “Programa Servidor Integrado – Serin – Módulo Institucional, Humanossocial e Técnico-operacional” traduz o compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com a valorização e o aperfeiçoamento contínuo de seus funcionários e reitera sua missão em fortalecer o serviço público com profissionais preparados, éticos e sensíveis às demandas da sociedade, contribuindo para uma Justiça cada vez mais eficiente e humanizada em todo o Estado.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial