Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Professor Hermes Guerrero recebe título de cidadão honorário de Minas Gerais

Solenidade na ALMG foi prestigiada pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Titulo-Cidadao-Honorario-ALMG-Hermes-Vilchez-Guerrero-6.jpg
A solenidade de entrega da cidadania honorária ao professor Hermes Vilchez Guerrero foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (Crédito: Ramon Bitencourt / ALMG)

O diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), advogado e professor, Hermes Vilchez Guerrero, foi condecorado, na segunda-feira (17/3), com o título de cidadão honorário de Minas Gerais. A solenidade, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de iniciativa do deputado Roberto Andrade, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Nascido em Cutervo, no Peru, e naturalizado brasileiro, Hermes Guerrero recebeu a homenagem por sua contribuição acadêmica e jurídica para o aperfeiçoamento da Justiça em nosso Estado. Ele graduou-se em Direito pela UFMG, em 1985, fez mestrado e doutorado na mesma instituição, e, desde 1997, atua como professor de Direito Penal. Em 2019, passou a ser diretor da Faculdade de Direito da UFMG.

O professor Hermes Guerrero também lecionou na Faculdade de Direito Milton Campos e na Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas. Foi membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e é autor de diversos livros e artigos.

Origem peruana

Em seu pronunciamento, o professor Hermes Guerrero agradeceu a homenagem concedida pela ALMG, ressaltando que "de todos os títulos que poderia receber, esse é o mais significativo na minha vida".

Not---Titulo-Cidadao-Honorario-ALMG-Hermes-Vilchez-Guerrero-5.jpg
O homenageado é natural do Peru e disse ter "grande amor por Minas Gerais" (Crédito: Ramon Bitencourt / ALMG)

Ele falou sobre seu país de origem, de onde saiu em 1974, ao lado do pai, da mãe e dos irmãos, para morar na pequena Paraúnas, no interior do nosso Estado. "Não nasci em Minas, não tenho antepassados aqui e grande amor por essa terra. Ainda bem que vim para cá, onde vivi amores, fiz grandes amigos e tive centenas de alunos. Tenho com todos uma dívida de gratidão que nunca conseguirei pagar", disse.

O professor ressaltou também sua atuação como advogado criminalista, profissão que disse "amar, por ter lhe concedido grandes amigos". "Aqui, vivo e viverei sempre, pois, para ser mineiro, ou nascemos em Minas Gerais, ou passamos a conhecer profundamente essa terra, descobrindo seus sabores, sua música e sua literatura", acrescentou.

Ao falar sobre a concessão da cidadania honorário a Hermes Guerrero, o deputado estadual Roberto Andrade destacou o histórico acadêmico e profissional do professor e diretor da Faculdade de Direito da UFMG. Segundo ele, o homenageado desempenhou funções relevantes nas advocacias pública e privada e no magistério. "Sempre com o compromisso inabalável com os mineiros, o professor Hermes é um dos grandes juristas de Minas Gerais. O título que concedemos é uma honra para nosso Estado. Ele tem raízes profundas na UFMG e contribuiu para a formação de grandes profissionais", ressaltou.

Dispositivo de honra

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o deputado Cleiton Oliveira, que presidiu a sessão; o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, promotor Paulo de Tarso Morais Filho; o corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Gilberto Diniz; a defensora pública auxiliar Ana Luiza Pereira Freitas; o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Jadir Silva; e o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Emílio Oliveira e Silva, representanndo a PCMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial