Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes visita TJ Criança Abriga

Instituição filantrópica, criada há 21 anos por servidores do Tribunal, acolhe crianças vulneráveis em BH


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-TJ-Abriga1.jpg
Instituição abriga seis crianças: quatro meninas e dois meninos (Foto: Cecília Pederzoli)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, visitou nesta sexta-feira (10/9) o TJ Criança Abriga, instituição sem fins lucrativos que há 21 anos cuida de crianças afastadas do convívio familiar por determinação judicial. A creche é mantida por meio de doações realizadas por servidores do próprio Tribunal de Justiça e outros colaboradores, além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

O presidente chegou ao local, na Rua Maria Felipe de Araújo, 75, bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte, acompanhado da coordenadora do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luiza de Marilac, e do diretor da Secretaria de Planejamento do Tribunal e também membro do Núcleo de Voluntariado, João Victor Rezende.

O presidente Gilson Lemes foi recebido pelo presidente do TJ Criança Abriga e servidor aposentado do TJMG, Itamar de Carvalho Ribeiro, que mostrou toda a estrutura do local.

Not-TJ-Abriga-3.jpg
As crianças permanecem no abrigo até terem condições de voltar para a casa da família biológica ou serem encaminhadas para adoção (Foto: Cecília Pederzoli)

Café da manhã

O presidente interagiu com todas as crianças, inclusive durante o café da manhã servido pelos responsáveis pela instituição. “Trata-se de uma iniciativa que deve ser muito aplaudida, pois ajuda crianças em situação de risco. Agora temos que divulgar este trabalho junto aos nossos colegas de Tribunal de Justiça para mais contribuições”, disse o presidente Gilson Lemes.

A coordenadora do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luiza de Marilac, disse que o abrigo conta com o apoio, principalmente, de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça. “É um grande trabalho, feito com muito amor, que começou por meio de uma iniciativa de servidores. Saio daqui muito emocionada com tudo que vi.”

Para o diretor da Secretaria de Planejamento do TJMG, João Victor Rezende, a visita ao TJ Criança Abriga é revigorante e motivadora. “Nós do Grupo de Voluntariado convivemos com esse tipo de trabalho; mas, quando visitamos uma instituição in loco, conseguimos perceber a importância do trabalho. Levamos alegria às crianças, mas saímos daqui com muito mais alegria”, garante.

Not-TJ-Abriga2.jpg
O presidente Gilson Lemes disse que o TJ Criança Abriga é uma instituição que deve ser aplaudida por ajudar crianças em situação de risco (Foto: Cecília Pederzoli)

O abrigo

Itamar de Carvalho Ribeiro disse que, há 21 anos, um grupo de servidores ajudava outra instituição, mas optou por criar o TJ Criança Abriga, porque eles poderiam acompanhar a entidade mais de perto. “Decidimos criar uma nova instituição obedecendo a todos os trâmites legais e aqui estamos há mais de duas décadas”, lembra o presidente.

O TJ Criança Abriga é uma instituição que abriga provisoriamente crianças entre 3 e 6 anos, em condições de vulnerabilidade, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude após denúncias de maus-tratos por parte da família. No abrigo elas permanecem até que a Justiça determine se poderão regressar para suas famílias biológicas ou se serão encaminhadas para adoção.

Atualmente o abrigo conta com seis crianças, sendo quatro meninas e dois meninos. Todos estão matriculados em escolas públicas da região. No abrigo, que tem amplos quartos, salas de TV, refeitório, salas com brinquedos, as crianças recebem alimentação em tempo integral. Além das doações voluntárias, o TJ Criança Abriga recebe subsídios da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Not-TJ-Abriga5.jpg
Todas as crianças do abrigo estão matriculadas em escolas públicas da região (Foto: Cecília Pederzoli)

Nos 21 anos de funcionamento, mais de 200 crianças já passaram pelo abrigo. Algumas, já adultas, estudam no exterior. Muitas foram adotadas e outras conseguiram retornar para seus pais biológicos, principal objetivo da casa.

“Para nós é extremamente gratificante saber que conseguimos mudar, para melhor, a vida de muitas crianças”, ressalta o presidente do TJ Criança Abriga, Itamar de Carvalho Ribeiro, que há dois anos se aposentou do Tribunal de Justiça e agora dedica grande parte do seu tempo à instituição que ajudou a criar.

A coordenadora da instituição, Joelma Carneiro Lima, lembra que as doações são muito importantes, mas destaca a necessidade dos voluntários visitarem a casa. “As crianças ficam muito felizes quando têm contato com outras pessoas. O abrigo está de portas abertas para que interessados possam conhecer nosso trabalho.”

Antes da visita do presidente Gilson Lemes, o Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça realizou campanha para doação de vários utensílios domésticos para equipar a cozinha do TJ Criança Abriga. 

Doações

Ser um voluntário do TJ Criança Abriga é simples. Servidores do TJMG podem autorizar desconto em folha de pagamento. Basta enviar um e-mail para tjcrianca@tjcriancaabriga.org.br, informando nome, matrícula no TJMG, CPF e setor.

Demais voluntários podem doar por meio de depósito em conta corrente no Banco do Brasil (agência 1584-9 e conta 27733-9). Informações podem ser obtidas pelo telefone 31-3461-5868 ou pelo mesmo e-mailtjcrianca@tjcriancaabriga.org.br.   

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial