Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes recebe presidente do IHGMG

Visita reforça parceria entre o Tribunal de Justiça e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-entrega_livro-IHGMG.jpg
Presidente Gilson Lemes foi presenteado com o livro "Minas Gerais 300 Anos", recebido das mãos de Luiz Carlos Abritta.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta quinta-feira (18/2), a visita de cortesia do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Luiz Carlos Abritta. Também participaram do encontro a vice-presidente do IHGMG, Márcia Maria Duarte dos Santos, e o desembargador Bruno Terra Dias, que faz parte da Comissão de Cultura Permanente de Antropologia do Instituto.

“A visita reforça a parceria entre o TJMG e o Instituto Histórico e Geográfico. Sabemos da importância do IHGMG para coleta e preservação de dados históricos e geográficos, o que é de grande interesse da sociedade” disse o presidente do TJMG.

O presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, disse que está à frente da mais antiga instituição privada cultural de Minas Gerais que teve como primeiro gestor, o ex-governador João Pinheiro, grande incentivador da cultura no Estado.

O presidente do TJMG foi presenteado com o livro ”Minas Gerais 300 Anos”, publicação histórica, lançada em dezembro de 2020, fruto do trabalho de vários pesquisadores, com a participação inclusive de magistrados do TJMG.

Para a vice-presidente do IHGMG, Márcia Maria Duarte Santos, “Minas Gerais 300 anos”, é um grande registro histórico para Minas Gerais e o Tribunal de Justiça teve um papel fundamental na construção deste livro”.

Ao final da visita, o presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, leu e entregou um texto assinado por ele e pela vice-presidente Márcia Maria Duarte Santos:

“Excelentíssimo Senhor Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes.

Vossa Excelência, integrante da cúpula do Poder Judiciário de Minas Gerais e um dos seus pilares, saberá conduzi-lo com serenidade e competência, observando os princípios éticos e de alteridade, fazendo da justiça a chave de todo esse problema da verdade republicana, no conceito exato de Rui Barbosa.

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, “a Casa de João Pinheiro”, sente-se honrado em entregar-lhe a publicação alusiva aos trezentos anos da Capitania de Minas Gerais”.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom