
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (14/6), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, que substitui o desembargador Octávio De Nigris Boccalini. Assume a vice-Presidência e a Corregedoria eleitoral o desembargador Júlio César Lorens.
Os magistrados, que foram eleitos em abril deste ano, ficam nos cargos até junho de 2025 e vão conduzir as Eleições de 2024. A cerimônia, realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG, teve a presença de autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo, assim como amigos e familiares dos empossados.

O presidente José Arthur Filho parabenizou e desejou sucesso aos empossados. “De mãos entrelaçadas, mais uma vez, tivemos o prazer de participar dessa cerimônia de posse. São desembargadores de alta envergadura e tenho certeza de que vão conduzir as eleições municipais de maneira vigorosa, dinâmica e rápida”, disse.

O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, afirmou ser uma grande honra para a Corte mineira receber a solenidade, e avaliou a importância dos desembargadores empossados para o TRE-MG. “São dois colegas que orgulham o Tribunal de Justiça e certamente vão realizar um trabalho de excelência no TRE-MG”, afirmou.
“Entre as minhas propostas, quando fui candidato à Presidência, uma dizia respeito à união entre os tribunais do Estado, à formação de um colégio permanente dos tribunais mineiros. Nós temos interesses comuns e precisamos conversar e trabalhar juntos em benefício de Minas Gerais”, acrescentou.

Durante discurso, ao citar o impacto das fake news no processo eleitoral, o presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio, salientou que a nova gestão será atuante e promoverá uma linguagem mais simples e próxima do cidadão. “Nunca vi dificuldade nenhuma, por onde passei, de fazer cumprir aquilo que está ditado pela lei. Portanto, o que pretendemos é fazer cumprir a lei”, avaliou.
Já o vice-presidente e corregedor da Corte eleitoral, desembargador Júlio César Lorens, ressaltou que o processo eleitoral é dotado de complexidade e requer a atenção e dedicação plena. “A nossa expectativa é de nos prepararmos bem, porque estaremos diante de vários desafios, e estando bem preparados, provavelmente conseguiremos superar essa nova etapa”, disse.

O desembargador Octávio De Nigris Boccalini ressaltou que teve uma gestão muito produtiva e apresentou algumas considerações à nova direção do TRE-MG: “Consulte os conceitos do bem e do devido. Analise a situação antes de se decidir por influência em suas aparências. Seja profundo em sua análise e não se deixe levar pela primeira impressão que pode ser enganosa. Decida com pureza a favor do bem”, disse.

Trajetórias
Natural de Felixlândia, Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM). Mestre e doutor em Direito Público, ingressou na magistratura em 1990. Foi juiz nas Comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte.
No TRE-MG, foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral de junho de 2016 a junho de 2017. De junho de 2022 a junho de 2023, ocupou a vaga de desembargador substituto na Corte Eleitoral. Desde junho de 2023 ocupa o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
Júlio César Lorens, natural de Belo Horizonte, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e mestre em Direito Empresarial. Ingressou na magistratura mineira em 1989. No TJMG, passou pelas comarcas de Araçuaí, com atuação em Novo Cruzeiro, Ubá, atuação em Visconde do Rio Branco, Guarani, Senador Firmino, Viçosa e Ervália, Nova Lima, com atuação em Sabará, e Belo Horizonte. Atualmente, é superintendente de Transportes na Corte mineira.
Também foi juiz da 332ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Desde agosto de 2022, é membro substituto da Corte eleitoral mineira na classe de desembargador.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região, desembargadora Denise Alves Horta; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Jadir Silva; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo; o juiz auxiliar da Presidência do TSE, representando a presidente, ministra Cármen Lúcia; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo; a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; o secretário de Estado de Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, representando o governador Romeu Zema; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Tadeu Martins Leite; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo; além de desembargadoras e desmebargadores do TJMG, juízas e juízes das Cortes, amigos, familiares e demais autoridades.
Veja aqui mais fotos da solenidade.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial