Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG profere palestra em Encontro Nacional de Tecnologia

Evento aborda implementação de avanços tecnológicos no Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Enastic-Salvador.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Júnior, defendeu a união dos Tribunais para cooperarem para desenvolverem tecnologias avançadas ( Crédito : Divulgação/TJBA )

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, foi um dos palestrantes do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) que acontece em Salvador e está na 12ª edição.

Ele participou do painel que abordou o tema "Desafios da Gestão com a Inteligência Artificial Acessível e Onipresente", juntamente com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pinta Resende, e com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, além do advogado, ativista de inovação, fundador e presidente do J.Ex, Ademir Piccoli.

O evento vai até esta quarta-feira (30/4), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa no Tribunal de Justiça de Bahia.

O encontro tem como objetivo a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no Poder Judiciário, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital dos Tribunais Estaduais.

O presidente do TJMG falou sobre como as mudanças tecnológicas, em especial, no Poder Judiciário, impactam na rotina de magistrados e suas equipes. O magistrado ressaltou a importância da colaboração entre os Tribunais para o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial.

“Já passou da hora de os diversos Tribunais se unirem e trabalharem juntos para essa finalidade. Não devemos dispersar as nossas forças para que cada um tenha a sua solução. Vivemos a era da cooperação”.

Not---Enastic-Salvador-2.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Júnior; a presidente do TJBA, Cynthia Resende; o advogado Ademir Piccoli e o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho ( Crédito : Divulgação/TJBA )

A diretora executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) do TJMG, Alessandra da Silva Campos, participou do painel "As novas fronteiras da Inteligência Artificial Generativa e o impacto nos Tribunais de Justiça".

Além do presidente Corrêa Júnior e da diretora Alessandra Campos, participaram do 12º Enastic, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, o superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça, o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva, o superintendente administrativo adjunto de Planejamento da Corregedoria-Geral de Justiça, juiz auxiliar Guilherme Lima Nogueira Silva e os servidores Mateus Cançado, - Ygor Guimarães, Rodrigo Barbosa Abras, Hudson Pires Fernandes, Guilherme Catoni Costa, Túlio Teixeira Cota, Renato Augusto Garcia Marotta, Leandro Bittencourt e Narciso Felício de Lima Júnior.