Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG visita novas instalações do Núcleo de Justiça 4.0 - Cooperação Judiciária

Edifício com estrutura moderna possui oito andares


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, visitou, nesta quarta-feira (26/6), as novas instalações do Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, localizado no Bairro São Lucas, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A visita foi acompanhada pela juíza auxiliar da Presidência do TJMG e coordenadora do Núcleo de Justiça 4.0, Marcela Maria Pereira Amaral Novais; pelo juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, Daniel César Boaventura; pelo juiz do Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, Leonardo Lima Públio; pelo juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 – Cível, Ronaldo Souza Borges; pelo juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 – Criminal da 1ª Instância, Gustavo Câmara Corte Real; pelo juiz do Núcleo de Justiça 4.0 – Cível na 1ª Instância, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira; e pela juíza do Núcleo de Justiça 4.0 – Cível na 2ª Instância, Maria Dolores Gióvine Cordovil.

O Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária atua em ações individuais ajuizadas na Comarca de Brumadinho em decorrência do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 2019.

Not-presidente-visita-4.0.jpg
Presidente José Arthur Filho (centro) visitou as instalações dos Núcleos de Justiça 4.0 nesta quarta-feira (26/6) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O edifício de mais de 4,5 mil m² de área construída, que pertence ao Estado de Minas Gerais e foi vinculado ao TJMG, conta com oito andares, auditório com capacidade para 130 pessoas e espaço de convivência. Essa é a primeira unidade da Corte mineira com estação de carregamento para carro elétrico.

O presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur Filho, ressaltou a importância do moderno espaço para comportar os Núcleos de Justiça 4.0.

“Os Núcleos 4.0 foram demonstrando a sua eficiência na geração de várias decisões, perícias, sentenças e, portanto, sendo importante a manutenção e a potencialização para demandas de muito volume. É um prazer muito grande, agora, tomar posse definitiva desse imóvel tão relevante, a fim de entregar uma prestação judicial mais efetiva, mais dinâmica e mais célere”, disse.

A juíza auxiliar da Presidência do TJMG e coordenadora do Núcleo de Justiça 4.0, Marcela Novais, afirmou que as novas instalações contribuem para o fortalecimento do trabalho realizado pelas equipes dos Núcleos.

Not-presidente-visita-4.0--.jpg
Edifício de mais de 4,5 mil m² de área construída, que pertence ao Estado de Minas Gerais e foi vinculado ao TJMG, conta com oito andares (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

“O presidente, que é um visionário, assim que conseguiu a inserção desse espaço, já acreditando nesse trabalho, na potencialização e na ampliação dos Núcleos de Justiça, possibilitou que a gente ocupasse essas instalações. É muito importante termos esse voto de confiança, o crédito em nosso trabalho, e todos estão muito satisfeitos com o novo prédio”, afirmou.

Conforme a magistrada, futuramente poderão ser transferidos para o local os demais Núcleos de Justiça, facilitando o alinhamento e a metodologia de trabalho.

De acordo com o juiz coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 – Cooperação Judiciária, Daniel César Boaventura, o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo “consegue acelerar a prestação jurisdicional com base em planejamento prévio e na organização de processos”.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial