O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi agraciado, nesta quarta-feira (4/9), com o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), a principal honraria da Casa. O evento foi realizado na sede do TCEMG, no Auditório Vivaldi Moreira, Bairro Luxemburgo, Região Centro-Sul da capital.
O Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim foi instituído em 5 de julho de 1995 e assinado pelo conselheiro Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, então presidente do TCEMG. A honraria condecora pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal de Contas ou ao sistema de controle da administração pública. A comenda homenageia o bocaiuvense José Maria de Alkmim (1901-1974), que exerceu o cargo de ministro do TCEMG na primeira composição da Corte em 1935. Ele também atuou como ministro da Fazenda (1956-1958) e foi vice-presidente do Brasil (1964-1967).
Para o presidente Corrêa Junior, que foi o orador da cerimônia no TCEMG e recebeu o colar das mãos do conselheiro Agostinho Patrus, a homenagem foi motivo de grande honra. "É uma homenagem que eu reputo ao Tribunal de Justiça, pelas ligações históricas que temos com o Tribunal de Contas. São dois tribunais que atuam no mesmo sentido, em benefício das contas públicas, do interesse público e do cidadão e da cidadã de Minas Gerais”, disse.
O presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz, destacou o fato de a entrega da maior condecoração da instituição ter sido feita em data próxima do aniversário do Tribunal de Contas, que fará 89 anos no dia 9 de setembro. “Foi uma alegria para o Tribunal poder condecorar o desembargador Luís Carlos Corrêa Junior, grande figura pública, com relevantes serviços prestados ao Estado de Minas Gerais. Essa homenagem também é uma forma de intercâmbio, de colaboração e de cooperação entre instituições, o que muito nos honra”, frisou.
Ao todo, 14 autoridades receberam o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim. A medalha é outorgada uma vez por ano a personalidades naturais ou jurídicas indicadas e aprovadas consensualmente pelo Pleno do TCEMG.
Mesa de honra
Além do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, compuseram a mesa de honra da cerimônia o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz, representante do governador; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e corregedor regional eleitoral, desembargador Júlio César Lorens; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), TRT-MG, desembargadora federal Denise Alves Horta; o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) Boson Gambogi; a procuradora do Estado Renata Couto Silva de Faria; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite; o deputado federal Rogério Correia; o representante do Ministério Público, promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho; a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barrenco.
Presenças
Na cerimônia, estiveram presentes, entre outras autoridades do Poder Judiciário, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente adjunto no âmbito da Superintendência Administrativa, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa; e o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes.
Diretoria Executiva de Comunicação – DircomTribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial