Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG participa de solenidade de posse no TRE-MG

Henrique Oswaldo Pinto Marinho assume como membro substituto, classe Juiz de Direito


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Henrique-Oswaldo-posse-juiz-TRE.jpg
A corte eleitoral mineira se reuniu para a cerimônia de posse do juiz Henrique Oswaldo (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou nesta terça-feira (24/1) da cerimônia de posse do juiz Henrique Oswaldo Pinto Marinho no cargo de juiz membro substituto, classe Juiz de Direito, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), para o biênio 2023/2025. A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente em exercício da Corte Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.

O presidente Jose Arthur Filho afirmou que o magistrado fará um grande trabalho. “Desejo sucesso ao magistrado Henrique Oswaldo, profissional competente e que fará um grande trabalho à frente da Corte Eleitoral do Estado”, disse.

Ao empossar o novo magistrado, o presidente em exercício do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, agradeceu a presença de todos no evento e desejou sucesso no trabalho do juiz Henrique Oswaldo Pinto Marinho. “Trata-se de um magistrado com grande experiência como juiz eleitoral”, afirmou o presidente em exercício do TRE-MG.

Not---Henrique-Oswaldo-posse-juiz-TRE1.jpg
O juiz Henrique Oswaldo destacou a importância do Tribunal Regional Eleitoral no contexto democrático brasileiro (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Em seu discurso de posse, o novo magistrado do TRE-MG agradeceu pela eleição para o biênio 2023/2025 e defendeu o processo eleitoral brasileiro que, segundo ele, é um modelo a ser seguido por outros países.

“É grande a minha expectativa em atuar na Corte Eleitoral de Minas Gerais, peça importante da nossa democracia, composta por magistrados com profundos conhecimentos e grande experiência em processos eleitorais. Nos meus 25 anos de magistratura, atuei por 11 anos como juiz eleitoral, mas ainda tenho muito que aprender com meus novos colegas de magistratura”, frisou o magistrado.

Natural de Belo Horizonte, Henrique Oswaldo Pinto Marinho é bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi servidor do Tribunal de Justiça de 1989 a 1997, quando ingressou para a magistratura. Passou pelas Comarcas de Espera Feliz e Conselheiro Lafaiete, até chegar à Comarca de Belo Horizonte por antiguidade. De 2016 a 2020 também atuou como juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais.

Not---Henrique-Oswaldo-posse-juiz-TRE2.jpg
Ao lado dos familiares do juiz Henrique Oswaldo, o presidente José Arthur Filho falou sobre a parceria entre as duas instituições (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Presenças

Compareceram à cerimônia os desembargadores do TJMG, Maurício Pinto Ferreira, Carlos Roberto de Faria e André Leite Praça; o desembargador aposentado e ex-corregedor geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Saldanha da Fonseca; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargador Ricardo Antônio Mohalleme; a presidente em exercício da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; o promotor eleitoral José Renato Rodrigues Coelho;  o defensor público Marcos Lourenço Capanema; além de magistrados da Corte Eleitoral, parentes e amigos do magistrado empossado.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial