Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG participa de posse da nova diretoria da Faculdade de Direito da UFMG

Hermes Guerrero e Monica Sette Lopes assumem a gestão para o período 2022-2026


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta terça-feira  (29/11), da posse da nova diretoria da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

not-possedireito-discurso111.jpg
Solenidade teve a participação do ex-aluno da Faculdade de Direito da UFMG e presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

O diretor Hermes Vilchez Guerrero e a vice-diretora, Mônica Sette Lopes, foram reconduzidos aos cargos para mais um mandato de quatro anos à frente da tradicional Faculdade de Direito da UFMG.

Hermes Guerrero e Mônica Sette Lopes exerceram o primeiro mandato no período 2018-2022, e foram reeleitos para um novo mandato até 2026. A cerimônia foi conduzida pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.

O presidente José Arthur manifestou satisfação por estar presente na posse de Hermes Guerrero e Mônica Sette Lopes, ambos contemporâneos dos tempos em que cursou Direito pela UFMG.  "É com imensa alegria que retorno a este prédio que foi minha segunda casa quando estudei Direito. Aqui, fiz vários amigos, os quais tenho a oportunidade de rever, principalmente Hermes e Mônica, a quem desejo uma exitosa gestão", disse o presidente.

not-possedireito-desjosearthur.jpg
Presidente do TJMG desejou uma gestão exitosa aos amigos Hermes Guerrero e Mônica Sette Lopes (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O presidente José Arthur Filho quebrou o protocolo e pediu a palavra logo após o pronunciamento e assinatura do termo de posse. "Peço desculpas pelo improviso, mas a emoção fala mais alto. Nesta ‘Casa de Afonso Pena’ eu entrei ainda jovem, no ano de 1980, para cursar Direito e por aqui fiquei até 1984", disse o presidente.

O diretor Hermes Guerrero afirmou que estava em meio a um misto de sentimentos. “Sinto-me honrado, sinto gratidão, alegria, satisfação. Nossa tarefa continuará sendo ouvir muito e respeitar as diferenças que existem em uma universidade pública”, disse.

A vice-diretora Mônica Sette Lopes também ressaltou a alegria de estar sendo reconduzida ao cargo e enumerou alguns objetivos da gestão. “Precisamos pensar na manutenção dos prédios, na criação de um centro de memórias, avaliar os currículos dos cursos e acompanhar nossa pós-graduação”, afirmou. 

not-possedireito-segunda.jpg
Mesa de honra do evento de posse do diretor da Faculdade de Direito, Hermes Guerrero (terceiro, da dir. para a esq.) e da vice-diretora Mônica Sette Lopes (segunda, da esq. para a dir.) (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes, também presente à solenidade, desejou sucesso no mandato de Hermes Guerrero e Mônica Sette Lopes. "Neste mesmo auditório, enquanto alunos, ouvimos e aprendemos com ícones do Direito e hoje estamos aqui na posse da nova diretoria da Faculdade de Direito. Sucesso aos dois!", disse.

 

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Ana Maria Rebouças, que representou o presidente do TRT3, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, prestou homenagem aos professores da Faculdade de Direito e destacou a importância de mais um mandato de Hermes Guerrero e Mônica Sette Lopes à frente da "Casa de Afonso Pena".

Em seguida, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, saudou os presentes e ressaltou a importância de a posse ser feita de forma presencial, após os grandes impactos da pandemia da covid-19. "Graças à ciência, à vacina e ao SUS, estamos aqui reunidos e quero destacar o relevante papel da Faculdade de Direito durante a crise sanitária. Quero também destacar que a UFMG não parou durante a pandemia e que, em breve, estará apresentando uma versão mineira de uma vacina contra a covid-19", afirmou.

Também participaram da solenidade desembargadores, juízes, advogados e promotores, além de integrantes da comunidade acadêmica, amigos e familiares dos empossados.

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial