O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, inaugurou, nesta sexta-feira (13/12), seu retrato na galeria de fotos de ex-corregedores-gerais de Justiça do Estado. Ele atuou como corregedor no biênio 2022-2024.
O evento foi realizado no Salão Nobre da Corregedoria-Geral de Justiça, no Centro de Belo Horizonte, com a presença do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; da esposa do presidente do TJMG, Aparecida Maria Paganelli Corrêa, que participou do descerramento do retrato; além de demais autoridades, amigas, amigos e colegas do magistrado homenageado.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, afirmou estar honrado e emocionado em homenagear o profissional cuja trajetória no Judiciário mineiro é exemplo de dedicação, ética e excelência. "Ao inaugurarmos o seu retrato nessa galeria, celebramos muito mais do que um rito formal. Esse é um momento de reconhecimento, um tributo à contribuição inestimável que vossa excelência deu à Justiça de Minas e à sociedade que ela serve. Tanto é assim, que o salão está repleto de amigas e amigos, e traduz o respeito e admiração de todos", disse.
O magistrado também falou sobre a gestão do atual presidente do TJMG na Corregedoria, no biênio de 2022-2024, que, segundo ele, foi marcada por inovações e pela busca constante pela eficiência. "Sob sua liderança, o Órgão se destacou pela combinação de rigor técnico e sensibilidade, promovendo avanços que não apenas modernizaram, mas também humanizaram o Sistema Judiciário", afirmou.
Segundo o desembargador Estevão Lucchesi, a gestão do ex-corregedor foi sempre pautada pelo diálogo, pela proximidade com juízas, juízes, servidoras e servidores, e pela dedicação a soluções para aprimorar os serviços.
Emoção
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, é o 42º ex-corregedor-geral de Minas Gerais homenageado na Galeria de Fotos do Salão Nobre da Corregedoria. Ao seu lado na homenagem estavam o ex-corregedor e superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça, e o ex-corregedor desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, que também têm seus retratos expostos na Galeria.
O presidente Corrêa Junior falou sobre sua trajetória na Corregedoria-Geral de Justiça, ressaltando a honra de receber as autoridades, amigas e amigos no evento. "Esse é o momento que coroa uma caminhada que se iniciou há muito tempo, no dia 4 de outubro de 2004. Lembro da última audiência que fizemos na 25ª Vara Cível para, depois, sermos apresentados como juiz-corregedor na gestão do desembargador Roney Oliveira", disse.
Ele citou uma frase do desembargador Roney de Oliveira, que foi corregedor no biênio 2006-2008: "Na Corregedoria, eu era feliz e sabia."
O presidente do TJMG destacou ainda o fato de a função de orientação da Corregedoria, nos últimos anos, ter se tornado atividade primordial. "O órgão se tornou um verdadeiro berçário de produtos para beneficiar a Justiça de 1ª Instância e a aplicação correcional no Estado. Inaugurar o retrato nessa Galeria de Fotos é uma honra muito grande. A Corregedoria faz parte de mim e, agora, eu faço parte da Corregedoria", afirmou.
Currículo
Natural do Rio de Janeiro, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1987. Foi promotor de Justiça de Minas Gerais de 1988 a 1992, atuando nas comarcas de Conceição do Rio Verde e Aiuruoca. Aprovado no concurso para o ingresso na magistratura mineira em abril de 1992, atuou nas comarcas de Varginha, Pedra Azul, Itamonte, Açucena, Teófilo Otoni, Três Pontas e Lavras.
Em 2002, foi promovido por merecimento para a Comarca de Belo Horizonte, onde atuou na Justiça Eleitoral, na Coordenação do Juizado Especial das Relações de Consumo, na 25ª Vara Cível, na 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado e na Corregedoria, como juiz auxiliar e diretor do Foro de da Capital.
Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça em outubro de 2012, promovido por merecimento. No biênio 2014-2016, desempenhou o cargo de superintendente administrativo adjunto. Foi corregedor-geral de Justiça no biênio 2022-2024 e, atualmente, preside a Corte mineira no biênio 2024-2026.
O presidente Corrêa Junior recebeu diversas condecorações, como a Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek; a Ordem do Mérito Judiciário, conferida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST); o Colar do Mérito Judiciário, conferido pelo TJMG; a Medalha Santos Dumont; a Medalha da Inconfidência; a Medalha do Mérito Judiciário, conferida pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas (TJMMG); e a Medalha Alferes Tiradentes, conferida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Presenças
Além do presidente Corrêa Junior, de sua esposa, Aparecida Maria Paganelli Corrêa, e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, estiveram presentes na homenagem os ex-presidentes do TJMG desembargadores José Fernandes Filho e Pedro Carlos Bittencourt Marcondes; o advogado-geral adjunto de Minas Gerais, Fábio Murilo Nazar, representando o governador, Romeu Zema; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite; a delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Maria Alice Faria, representando a chefe de PCMG, delegada-geral Letícia Gambogi Reis; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; o superintendente adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Maurício Pinto Ferreira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramon Tácio; o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Julio César Lórens; o ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa; a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais no biênio 2022-2024, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Gilberto Pinto Monteiro Diniz; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; além de juízas e juízes auxiliares da Corregedoria, juízas e juízes auxiliares da Presidência e de Vice-Presidência do TJMG, e servidoras e servidores.
Veja mais imagens da inauguração do retrato no álbum do Flickr do TJMG.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial