Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG dá posse a novo desembargador

O juiz Edir Guerson, da Comarca de Juiz de Fora, tem 36 anos de magistratura


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---JD-Edir-Guerson-de-Moreira-toma-posse-como-des-TJMG.2.jpg
O presidente Corrêa Junior saudou o novo integrante da Corte mineira, desembargador Edir Guerson Medeiros ( Crédito: Euler Junior / TJMG )

O juiz Edir Guerson Medeiros, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Juiz de Fora, foi empossado, nesta sexta-feira (13/12), no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O ato foi conduzido pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, em cerimônia no Gabinete da Presidência. O magistrado vai integrar a 9ª Câmara Criminal da Corte mineira.

A cerimônia reuniu familiares do empossado – a esposa Fernanda Lima, os filhos Michele, Milene, Marcelo e Giovana Guerson, netos e sobrinhos –, além de de desembargadoras e desembargadores da 9ª Câmara Criminal, companheiros da carreira judicante, juízes auxiliares da Direção do TJMG, colegas de Comarca, de profissão e da turma da magistratura, assessoras, assessores, servidoras, servidores, amigas e amigos.

Na solenidade, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, citou a carta de Martin Luther King, escrita na Cadeia de Birmingham, no Alabama (EUA), em abril de 1963. Segundo o ativista, "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à Justiça em todo lugar. Estamos presos numa rede inescapável de mutualidade, atados a um único laço do destino. Tudo o que afeta alguém diretamente afeta a todos indiretamente."

Not---JD-Edir-Guerson-de-Moreira-toma-posse-como-des-TJMG.3.jpg
De acordo com o presidente Corrêa Junior, a entrada do magistrado no 2º Grau engrandece o TJMG ( Crédito: Euler Junior / TJMG )

O presidente do TJMG destacou que no pensamento expresso por Luther King, não se pode falar em Justiça fragmentada ou incompleta, pois ela deve ser universal e inclusiva. Ele reiterou sua satisfação com o reconhecimento do Programa Amigo Down, parceria do TJMG com o Instituto Mano Down, na 21ª edição do Prêmio Innovare, na categoria "Tribunal", e com o novo desembargador.

"No Judiciário mineiro, temos atuado para distribuir Justiça de maneira célere e qualificada e criar iniciativas que tornem nossa sociedade mais justa e fraterna, alcançando a toda a população. Para isso, contamos com o comprometimento de cada um. Nesse desafio, é uma honra receber em nossas fileiras um magistrado experiente, íntegro e tão capacitado para o trabalho como o juiz Edir Guerson de Medeiros", afirmou.

Segundo o presidente Corrêa Junior, o Tribunal se engrandece com a chegada de mais um colega: "Ele tem uma trajetória brilhante na magistratura e tenho certeza de que dará continuidade à atuação de excelência que já realiza desde que ingressou na carreira."

Realização

O juiz Edir Guerson de Medeiros afirmou que a promoção a desembargador é algo que sempre esteve em seu horizonte e que se sente motivado e preparado com sua posse. "Todas as juízas e todos os juízes, quando iniciam sua missão, sonham ou desejam, um dia, chegar ao ápice da carreira. Agora, chegou a minha vez, e poderia ter sido antes, mas, por questões diversas, protelei um pouco esse momento", disse. 

Not---JD-Edir-Guerson-de-Moreira-toma-posse-como-des-TJMG.7.jpg
O desembargador Edir Guerson recebeu os cumprimentos de magistrados e familiares (Crédito: Euler Junior / TJMG )

O magistrado destacou que, após anos na área Criminal na Comarca de Juiz de Fora, vem para uma Câmara de mesma competência. "Eu me considero perfeitamente em condições de desenvolver meu trabalho aqui. Vou me mudar para Belo Horizonte, com minha família, e começar uma nova etapa, continuando a mesma vida de dedicação e seriedade que eu tinha antes", afirmou.

Quanto ao julgamento colegiado, ele também avaliou que não terá dificuldade: "Fui 24 anos membro da Turma Recursal, dos quais 12 anos foram como presidente. Então, isso para mim não tem segredo."

Trajetória

Natural de Itaperuna, no Rio de Janeiro, o desembargador Edir Guerson de Medeiros é formado em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna e em Direito pelo Instituto Viana Júnior. Foi juiz titular das Comarcas de Cláudio e Arcos. Posteriormente, promovido por merecimento à 2ª Vara Criminal da Comarca de Juiz de Fora, tomando posse em 1º de julho de 1991.

Passou ainda pelas Comarcas de Mar de Espanha, Bicas, Lima Duarte, Andrelândia e São José do Rio Preto. Também foi juiz eleitoral por 20 anos, diretor do Foro Eleitoral por dois anos, juiz de Turma Recursal por 24 anos, presidente da Turma Recursal por 12 anos e coordenador regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) por oito anos.

Presenças

Compuseram o dispositivo de honra, além do presidente Corrêa Junior, o ex-presidente do TJMG desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o desembargador do TJMG Carlos Henrique Perpétuo Braga, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG); e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Veja mais fotos no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial