Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG convida ex-presidentes para integrar a gestão

Geraldo Augusto e Gilson Lemes irão atuar como superintendentes Administrativo Adjunto e Jurídico Institucional


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, convidou, nesta quarta-feira (3/8), dois ex-presidentes do TJMG para assumirem cargos na administração do Tribunal mineiro. O desembargador Geraldo Augusto de Almeida assume a Superintendência Administrativa Adjunta e o desembargador Gilson Soares Lemes, a Superintendência Jurídico Institucional. As nomeações já foram publicadas no DJe.

not---Reuniao-com-os-ex-presidentes_-Geraldo-Augusto-e-Gilson-Lemes-2.jpg
Presidente José Arthur Filho entre o desembargador Geraldo Augusto de Almeida (superintendente administrativo adjunto) e o desembargador Gilson Soares Lemes (superintendente jurídico institucional) (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente José Arthur Filho disse que “os ex-presidentes Geraldo Augusto de Almeida e Gilson Soares Lemes, com absoluta capacidade de gestão e experientes nas áreas, vêm agregar conhecimentos à administração e, com isso, serão braços relevantes na atual gestão”. Acrescentou ainda que “está sendo exaltado o comprometimento, a proatividade, as experiências acumuladas no decorrer da magistratura, a competência e, sobretudo, a harmonia entre nós, que obviamente irá reverberar para o Tribunal como um todo”. 

O ex-presidente Gilson Lemes, superintendente jurídico institucional, ressaltou que ficou muito feliz e honrado com o convite do presidente José Arthur Filho, para contribuir na Administração do Tribunal. “Acredito que toda a experiência que adquiri nos últimos anos, notadamente no exercício da Presidência do TJMG, será útil neste momento de mudança da Direção do Tribunal. Vamos envidar esforços para que a atual Administração seja um grande sucesso, dando continuidade a tantos avanços experimentados nestes últimos anos”.

O ex-presidente Geraldo Augusto de Almeida, superintendente administrativo adjunto, afirmou que, em 45 anos de magistratura, sempre esteve dedicado à jurisdição e a todos os cargos para os quais foi convocado. "Agora, convidado para mais essa missão, me coloco à disposição para realizar o trabalho em prol do bem comum e coletivo, desejando a colaboração de todos. O presidente José Arthur Filho e todos da administração merecem nosso respeito e dedicação", salientou. 

Perfis

O desembargador Geraldo Augusto de Almeida foi presidente do TJMG de 13 de abril a 29 de junho de 2018. Ele complementou a gestão do desembargador Herbert Carneiro, que foi eleito para a gestão 2016/2018, mas faleceu em 6 de abril de 2018, aos 58 anos, em decorrência de câncer no pâncreas.

O desembargador Geraldo Augusto foi juiz nas Comarcas de Passa-Quatro, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Belo Horizonte. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais. O magistrado, que ingressou na magistratura em 1977, é atualmente presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Not-visita-ex-presidentes-Geraldo-Augusto.jpg
O ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, afirmou que se coloca à disposição da gestão para trabalhar em prol do bem coletivo (Crédito: Cecília Pederzoli)

O desembargador Geraldo Augusto também foi membro da Comissão Supervisora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais e vice-presidente do Centro de Estudos Jurídicos do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais.

O desembargador Gilson Soares Lemes foi presidente do TJMG de 1º de julho de 2020 a 1º de julho de 2022 e superintendente administrativo adjunto no biênio 2018-2020. É formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduado em Direito Imobiliário pela Universidade Gama Filho, em Direito Civil pela Faculdade Cândido Mendes, em Direito Constitucional na Universidade Gama Filho, em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos e doutorado pela Universidade Autônoma de Lisboa.

not----vara-governador-valadares---DISCURSO-GILSON-LEMES----24.03.jpg
Presidente do TJMG no biênio 2020-2022, o desembargador Gilson Soares Lemes disse que a experiência adquirida, sobretudo nos últimos anos, será útil será útil neste momento de mudança da Direção do Tribunal (Crédito : Augusto Brasil/TJMG)

É desembargador do TJMG desde 2016 e, antes disso, atuou nas Comarcas de Monte Alegre de Minas, Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Betim e Belo Horizonte, sendo juiz de Direito auxiliar da Capital, juiz de Direito do 1º Juizado Especial Cível, da 11ª Vara Cível, da 1ª Vara de Família e da 6ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias.

Atuou, ainda, como juiz auxiliar da Corregedoria do TJMG, nas gestões dos biênios 2010/2012 e 2012/2014, e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais, eleito em sessão do Tribunal Pleno do TJMG no ano de 2014. No Ministério Público, atuou como promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial