Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidência do TJMG assina portarias de Cejusc virtual

Audiências de conciliação e mediação poderão ser feitas à distância


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia-assinatura-portarias-cejusc.jpg
Reunião na Presidência tratou do funcionamento do Cejusc virtual, que vai agilizar a conciliação e mediação no estado

Desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniram na tarde desta quarta-feira (23/9) para assinar as portarias de instalação e funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) virtual.

Os documentos foram assinados pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; pelo corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; e pelo 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho.

O presidente do Judiciário de Minas elogiou a equipe que se empenhou na instalação do Cejusc virtual e reafirmou seu compromisso de instalar unidades do Cejusc nas comarcas que ainda não o possuem — cerca de um terço do total.

noticia1-assinatura-portarias-cejusc.jpg
Gilson Soares Lemes elogiou a equipe que se empenhou na instalação do Cejusc virtual

Sustentabilidade

“É para atender de imediato as pessoas: quando as reuniões de conciliação e mediação não puderem ser realizadas fisicamente, passam automaticamente para a virtualização. Audiências de qualquer comarca poderão ser realizadas a partir de Belo Horizonte”, disse o 3º vice, Newton Teixeira Carvalho.

“Com a instalação do Cejusc virtual, também estão presentes os princípios da sustentabilidade e da otimização, uma vez que as partes não precisam se deslocar”, completou o magistrado.

O Cejusc virtual funcionará nas duas instâncias — terá um desembargador para atuar na Segunda Instância e um juiz para a Primeira Instância. O coordenador será o juiz Clayton Rosa de Resende.

Ouça o podcast com o áudio do desembargador Newton Teixeira Carvalho:

noticia4-assinatura-portarias-cejusc.jpg
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, assina portarias, ao lado do presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes

Nupemec

As unidades do Cejusc criadas para atender demandas dos jurisdicionados e realizar sessões de conciliação e mediação são iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMG.

O Nupemec tem como objetivo desenvolver a política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

É de responsabilidade do Nupemec planejar e aperfeiçoar as ações voltadas ao cumprimento dessa política, incentivar a realização de cursos e seminários sobre mediação e conciliação e outros métodos consensuais de solução de conflitos.

Presenças

noticia8-assinatura-portarias-cejusc.jpg
Presidente, diretoria e assessores comemoraram a instalação do Cejusc virtual

Estiveram presentes na reunião o 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; o superintendente administrativo, desembargador Arthur de Carvalho Pereira Filho; a superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro; a desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza; a desembargadora Jaqueline Calábria Albuquerque; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras; o assessor da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin), Diego Ávila; a assessora do Serviço de Apoio ao Nupemec (Seanup), Mariana Petrilla; e a assessora da 3ª Vice-Presidência, Stephanie Rodrigues.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial