O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Pirapora, no Norte do Estado, coordenado e supervisionado pela 3ª Vice-Presidência, realizou, nos dias 15 e 16/12, em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), mutirão com mutuários.
As audiências pré-processuais de conciliação, para emissão da escritura do imóvel, ocorreram no Fórum Doutor Euclides Gonçalves Mendonça, na região Central da cidade.
Aproximação com o cidadão
O juiz da 1ª Vara Cível e de Família e coordenador do Cejusc da Comarca de Pirapora, Felipe Zanotto, ressaltou a importância da cooperação interinstitucional para execução do mutirão:
“A realização do mutirão do Cejusc de Pirapora, em parceria com a Cohab, evidencia o empenho do Poder Judiciário mineiro em aproximar-se da comunidade e atender demandas que tocam diretamente a vida das famílias. Ao regularizar cada imóvel, reforçamos a cidadania como prática efetiva, capaz de transformar trajetórias e reafirma o papel social da Justiça.”
Mutirão
Foram 23 audiências de conciliação marcadas e 18 realizadas no mutirão. Ao todo, o Cejusc fez 20 atendimentos.
O evento contou com participação de equipe do gabinete da Cohab Minas, a pedido do presidente da entidade, Márcio Almeida Bernardino. A parceria com o TJMG foi retomada recentemente, após assinatura de termo de cooperação com a 3ª Vice-Presidência.
A mutuária Sebastiana Alves Galija falou sobre a possibilidade de participar do evento:
“Agradeço imensamente ao Cejusc por esse brilhante trabalho acolhedor a todos nós da Cohab da cidade de Pirapora. É gratificante ter nossas moradias com seus documentos em dia. Muitos quitaram suas casas e já partiram, mas deixaram para seus entes queridos uma moradia. Muito obrigada Cejusc. Gratidão.”
Ao longo das décadas de 1970 e 1980, a Cohab Minas construiu em torno de 135 mil unidades habitacionais em 1,3 mil conjuntos espalhados por 550 municípios.
Cejuscs
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.
O Cejusc da Comarca de Pirapora foi instalado em 21/6 de 2017, pela Portaria Conjunta nº 646/2017. Ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Fórum Doutor Euclides Gonçalves Mendonça (Rua Tiradentes, nº 300, Centro). Contato pode ser feito pelo telefone (38) 3743-9650 ou pelo e-mail cejus.ppr@tjmg.jus.br.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial