Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Passos recebe encontro do Núcleo Regional da Ejef

A atividade educacional abordou gestão e Inteligência Artificial


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Comarca de Passos recebeu nesta sexta-feira (21/3) a edição do Encontro Núcleo Regional, uma iniciativa da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef).

O tema abordado foi Gestão da Unidade Judiciária e da Produtividade de IA – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário.

Not---EJEF- Passos - 21.03.jpg
O titular da Dirdep, Iácones ressaltou a importância da interiorização da Ejef na realização das ações educacionais ( Crédito : Divulgação/TJMG )

A mesa de abertura foi composta pelo juiz diretor do Foro da Comarca, Luiz Carlos Cardoso Negão; pelo juiz coordenador do Núcleo Regional da Ejef em Passos, Ademir Bernardes de Araújo Filho, pela juíza da Comarca de Cataguases e que responde pela Comarca de Rio Pomba, Luciana de Oliveira Torre; pelo diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Iácones Batista Vargas; e pela servidora e docente, Juliana Brandão de Melo Horst.

Na oportunidade, o juiz Luiz Carlos Cardoso destacou que é sempre uma alegria receber a equipe da Escola Judicial.

“Que sempre vem trazer um pouco de ensinamento para magistrados e servidores. Vem dividir um pouco de experiência. Os ensinamentos, bem como a troca de experiência, motiva-nos a refletir um pouco sobre nossa rotina de trabalhos e sobre nossa produtividade”.

O magistrado pondera que o aumento de produtividade é um grande desafio.

“Agora, com relação à inteligência artificial, é um tema que gera uma expectativa muito grande, porque é uma novidade que muitas pessoas não têm muito conhecimento. Precisamos ter mais informações sobre, já que é uma situação que eu acho que não tem volta. Precisamos conviver bem com a inteligência artificial; receber os melhores ensinamentos para poder colher os melhores frutos de uma realidade que está aí”, disse.

Proximidade

O juiz Ademir Bernardes de Araújo registrou que o Encontro Regional é muito relevante por valorizar magistrados e servidores do interior de Minas.

 “Com a interiorização da Ejef, recebemos o contato pessoal mais próximo aqui no interior, o que facilita e estimula muito a ação educacional. Tivemos importantes ensinamentos sobre gestão, sobre aferição de método e análise de resultados. Saímos motivados para implantar nas nossas unidades os ensinamentos recebidos”.

not---EJEF---Passos--21.03.-----------5------------jpg.jpg
A docente e servidora Juliana Brandão de Melo Horst abordou a gestão da unidade e judiciária ( Crédito : Divulgação/TJMG )

A servidora do Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Nuplan), Juliana Brandão de Melo Horst, uma das docentes do Encontro, destacou que a utilização de ferramentas de gestão auxilia a execução das atividades inseridas no planejamento estratégico.

O gerente da Vara de Família e Sucessões e Ausências da Comarca de Passos, Marcelo Ferreira Silva, relatou que gostou bastante da palestra, principalmente a que abordou desdobramentos estratégicos.

Já o diretor da Dirdep, Iácones Batista Vargas, também ressaltou a importância da interiorização da EJEF na realização das ações educacionais.

“Os Núcleos Regionais formam a grande rede de atuação educacional da Escola Judicial, que se coloca ainda mais próxima dos magistrados e servidores de todas as 298 comarcas do Estado. Além de possibilitar o cumprimento da missão da Ejef, para a formação continuada e o permanente aprimoramento profissional, as atividades dos Núcleos Regionais favorecem a integração do Judiciário Mineiro, contribuindo para sua maior eficiência e para a excelência na prestação jurisdicional”.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial