
O Fórum da Comarca de Leopoldina recebeu, pela primeira vez, a visita de integrantes do programa Parlamento Jovem da cidade. A atividade foi promovida pela Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Professora Juracy Barbosa Furtado, em parceria com a Direção do Foro local, em 29/4.
O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa de educação política voltada à formação cidadã de estudantes do ensino médio que simula a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo, incentivando a participação ativa de adolescentes na vida pública e no debate democrático. O programa é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em cooperação com câmaras municipais e instituições de ensino.
Participam do Parlamento Jovem 2025 as Escolas Estaduais Luiz Salgado Lima, Omar Resende Peres, Professor Botelho Reis, Emílio Ramos Pinto, Sebastião Silva Coutinho, Enéas França, a Apae - Escola de Educação Especial São Tarcísio e o Colégio Equipe. Destas instituições, apenas a Apae não enviou alunos. O grupo reuniu em torno de 60 estudantes.

A programação em Leopoldina incluiu uma visita guiada às instalações do Fórum Doutor José Gomes Domingues e uma palestra ministrada pela diretora do Foro , a juíza Mônica Barbosa dos Santos, que apresentou aos participantes aspectos relevantes sobre a atuação do Poder Judiciário, sua organização e a importância da magistratura na garantia dos direitos fundamentais.
A juíza, que é titular da Vara Criminal, de Execução Penal e da Infância e da Juventude da Comarca de Leopoldina, também abordou formas práticas de exercer a cidadania, como a boa conduta no ambiente familiar e educacional e o respeito às autoridades, inclusive os professores.
Durante o passeio, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Judiciário, percorrendo as dependências do local, do salão do júri às varas e secretarias, passando pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e pela sala das Promotorias de Justiça.

Além disso, os estudantes puderam fazer perguntas e dialogar com as autoridades presentes, ampliando seus conhecimentos sobre cidadania, a Justiça, os três poderes da República e a importância das instituições democráticas.
Na avaliação da magistrada, a atividade representou “uma valiosa oportunidade de integração entre os poderes constituídos e de aproximação do Judiciário com a comunidade estudantil, reafirmando o compromisso institucional com a promoção da cidadania e o fortalecimento da democracia”.
Estiveram presentes, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Bernardo Guedes; o presidente da 109ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, Marcelo Flávio Vieira Raimundi; o diretor da Escola do Legislativo de Leopoldina e vice-presidente da Câmara, vereador Gilmar Pimentel; o coordenador da Escola do Legislativo loacal, Gabriel Fajardo Lacerda; os professores Milene Silva, da E.E. Sebastião Silva Coutinho, Robson Félix, da E.E. Luiz Salgado Lima, e Natália Montes, da E.E. Emílio Ramos Pinto; e a assessora da juíza, Layne Mageste.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial