Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Palestra para estudantes de escola estadual trata da violência doméstica e familiar

Ação fez parte da programação da 27ª Semana Justiça pela Paz em Casa


- Atualizado em Número de Visualizações:

Como parte das ações da 27ª Semana Justiça pela Paz em Casa, a superintendente da  Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, ministrou, na terça-feira (20/8),  a palestra “18 Anos da Lei Maria da Penha” a alunas e alunos da Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira, no bairro Silveira, em Belo Horizonte. 

not-palestra-comsiv-20deagosto24 _1_.jpg
Palestra foi ministrada pela superintendente da Comsiv do TJMG, desembargadora Evangelina Duarte (Crédito: Divulgação/TJMG)

A 27ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 19 a 23 de agosto - mês em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos de implementação -,  é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais estaduais.

Segundo a desembargadora Evangelina Duarte, a palestra foi mais uma de uma série de atividades que têm por objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade de enfrentamento à violência doméstica e familiar. "De maneira simples e clara, abordamos pontos importantes como abuso sexual, físico e psicológico, atos de desrespeito e violação de direitos das mulheres", disse.

Ela afirmou ainda que, desde a que a Lei Maria da Penha foi sancionada, em 7 de agosto de 2006, houve inúmeros avanços no combate à violência contra a mulher, "mas ainda há um longo caminho a percorrer para que possamos alcançar, enquanto sociedade, a erradicação da violência contra as mulheres e o fim da cultura machista que mata milhares de cidadãs todos os anos".

"A compreensão da gentileza e do respeito mútuo devem acompanhar o desenvolvimento e formação dos jovens e suas comunidades", ressaltou.