Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Palácio da Justiça passará por ampla reforma

Edifício será restaurado com base no projeto inicial de arquiteto italiano


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-palacio-justica.jpg
Dengep apresentará projeto detalhado da restauração do Palácio da Justiça, na Avenida Afonso Pena

O pontapé inicial para uma das maiores obras de restauração no centenário Palácio da Justiça Rodrigues Campos foi dado nesta quarta-feira (30/9), pela Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), sob o comando do presidente Gilson Soares Lemes. As primeiras tratativas também contaram com a presença do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto, do superintendente do Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), desembargador Luiz Audebert Delage Filho, e dos desembargadores Marcos Henrique Caldeira Brant (superintendente adjunto da Mejud e de Segurança Institucional) e Octavio Augusto De Nigris Boccalini (superintendente de Gestão Predial), que também encabeçam o projeto de restauração.

Nessa primeira reunião, o presidente Gilson Lemes estipulou que até o dia 20 de outubro a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG apresente um projeto detalhando toda a restauração, com estimativa de custos, empresas envolvidas no processo e autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Prefeitura de Belo Horizonte.

O prédio está localizado na Avenida Afonso Pena, 1.420, nas proximidades de outros prédios históricos, como o Automóvel Clube de Minas Gerais. “Hoje discutimos algumas metas e no próximo dia 20 vamos definir qual será o escopo das intervenções no prédio, identificando empresas capacitadas para o trabalho, estimativa de custos e, por fim, a autorização da Presidência para a execução das obras, após processo de licitação”, anunciou o presidente Gilson Lemes, que considera o projeto de grande importância para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Ouça o podcast com o áudio do presidente do TJMG:

not2--reuniao-reforma-palacio--30.09.2020.jpg
Desembargadores e assessores começaram a discutir metas e intervenções no prédio de 108 anos

Destaque

O Palácio da Justiça foi projetado pelo arquiteto italiano Raphael Rebecchi para receber o Fórum e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A construção se deu entre os anos de 1909 e 1911. O histórico e imponente prédio foi inaugurado em 12 de janeiro de 1912, e sempre se destacou na paisagem da região central da capital mineira.

Funcionou como sede do TJMG até a década de 1950, quando passou a não comportar mais o crescimento da Corte mineira. Logo em seguida passou por reformas estruturais que descaracterizaram o projeto inicial do prédio. “Queremos realizar a restauração para que o edifício volte a ter as características de quando foi inaugurado”, prevê o desembargador Delage Filho. “É importante também refazer os jardins de acordo com o projeto original”, acrescentou o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.

not--reuniao-reforma-palacio-planta-30.09.2020.jpg
Plantas do Palácio da Justiça: ideia é que o edifício volte às características originais

As obras preveem a restauração original do Palácio da Justiça, incluindo total acessibilidade, com instalação de pelo menos um elevador no interior do prédio, que também tem acesso pela Rua Goiás. Após a restauração, o prédio deverá ser aberto a visitação para o público em geral, sendo inserido no turismo cultural de Belo Horizonte.

Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos; o diretor da Dengep, Marcelo Junqueira; a supervisora de Gestão Predial do TJMG, Giulia Thayna; os assessores especiais da Presidência, Renato Cardoso Soares e Gutenberg Junqueira; e o arquiteto da Dengep Otto Leonardo Vieira.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial