Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Padre Gilson de Oliveira Filho recebe a "Medalha Hélio Costa"

Solenidade foi realizada na Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, em BH


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not 1 Medalha Helio Costa Padre Gilson.jpg
O corregedor Estevão Lucchesi (centro) e o juiz Sérgio Henrique Fernandes (esq.) entregaram a “Medalha Hélio Costa” ao padre Gilson de Oliveira Filho, em evento na Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Em solenidade marcada por emoção e reconhecimento, o padre Gilson de Oliveira Filho, da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi agraciado com a “Medalha Desembargador Hélio Costa”, nesta sexta-feira (23/1), na sede da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, na Capital mineira.

O evento contou com a participação do corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; da vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; do juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; além de demais autoridades do Judiciário, do Legislativo federal e estadual, do mundo eclesiástico e da sociedade civil.

A “Medalha Hélio Costa”, instituída pela Resolução nº 296/1995, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), durante a presidência do desembargador Márcio Aristeu Monteiro de Barros. A honraria é concedida a cada dois anos a pessoas que prestaram relevantes serviços à Justiça de 1ª Instância, seja na Capital ou no interior do Estado. Confira a lista completa de agraciados de 2025.

A comenda celebra a carreira do desembargador do TJMG Hélio Costa, que ocupou cargos de destaque como corregedor e presidente da Corte mineira.

Caridade

O corregedor Estevão Lucchesi afirmou que a conduta do padre Gilson de Oliveira Filho traduz o significado de caridade, que, segundo o desembargador, é a vivência concreta do amor:

“A trajetória do padre se revela atuante e firme na dedicação ao próximo, na coragem moral e na fidelidade aos valores que sustentam a vida em comunidade e a própria ideia de justiça.”

Ele destacou que a honraria simboliza “mais do que um ato formal, mas a gratidão do Poder Judiciário por uma história que honra o serviço público, a fé e a dignidade humana”.

Not 3 Medalha Helio Costa Padre Gilson.jpg
O corregedor Estevão Lucchesi ressaltou que a conduta do padre Gilson traduz o significado de caridade, que, segundo ele, é a vivência concreta do amor (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Comissão especial

A escolha do padre Gilson de Oliveira Filho para receber a honraria foi realizada por uma comissão especial presidida pelo juiz Sérgio Henrique Fernandes e composta pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes Lobato; e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Gustavo Chalfun.

Em seu discurso, o juiz Sérgio Henrique Fernandes fez referência à trajetória de vida do padre Gilson de Oliveira Filho, ressaltando o compromisso, a fé e o serviço dedicado ao próximo.

Ele lembrou que o padre, nascido em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, aprendeu, desde cedo com os pais e as três irmãs, o valor do trabalho, da responsabilidade e da solidariedade.

“A ‘Medalha Hélio Costa’ é concedida a pessoas que praticam a justiça. E o que mais poderia personificar essa justiça do que a ação e o trabalho do padre Gilson?”

O juiz Sérgio Fernandes lembrou que o padre construiu uma trajetória marcada pela proximidade com as comunidades, pela escuta atenta das famílias e pelo acompanhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Not 4 Medalha Helio Costa Padre Gilson.jpg
Padre Gilson de Oliveira Filho foi ordenado sacerdote em 1998 e possui uma trajetória marcada pela dedicação à evangelização, à ação social e ao cuidado com os mais vulneráveis (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Homenageado

Padre Gilson de Oliveira Filho foi ordenado sacerdote em 14/3 de 1998. Sua trajetória é marcada pela dedicação à evangelização, à ação social e ao cuidado com os mais vulneráveis.

Destaque para sua atuação como presidente da Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap), entidade responsável por desenvolver projetos comunitários e programas de assistência social voltados à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O sacerdote integra o Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (PopRuaJud), contribuindo com iniciativas interinstitucionais destinadas à garantia de direitos, ao acesso à Justiça e à proteção da população em situação de rua. Sua atuação tem sido reconhecida por promover valores éticos, solidariedade e dignidade humana na vida social e comunitária.

Na entrega formal da medalha, o padre Gilson de Oliveira Filho falou sobre a importância do trabalho comunitário e da colaboração entre as instituições para promover justiça e dignidade social:

“O que está sendo reconhecido hoje, com a ‘Medalha Hélio Costa’, é o trabalho de dezenas e dezenas de pessoas que atuaram e atuam juntas em favor dos projetos que são desenvolvidos.”

Ele lembrou de sua infância, destacando sua vida simples, em uma família humilde. O sacerdote fez referência às pessoas em situação de rua, aos encarcerados nos presídios e aos doentes nos hospitais. Ao citar amigos, pessoas da comunidade e integrantes de outras religiões, ressaltou que todos fazem parte de uma só família:

“Não são os mais ou os menos favorecidos, são todos nossos irmãos. Que a gente continue se ajudando sempre, porque somos uma só família, e Deus é nosso pai.”

A “Medalha Desembargador Hélio Costa” reforça o compromisso do TJMG em reconhecer cidadãos que contribuem significativamente para a justiça, a solidariedade e o bem-estar social.

Também compuseram o dispositivo de honra da solenidade de entrega da honraria a defensora pública de Minas Gerais Rachel Aparecida de Aguiar Passos, representando a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel de Sousa da Costa Dias; o deputado federal Eros Biondini; a deputada estadual Chiara Biondini; e o presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), Alexandre Figueiredo Urbano.

Confira outras imagens da solenidade no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*