Com um repertório eclético que incluiu sucessos do pop nacional e internacional, como "Billie Jean", de Michael Jackson, "Aquarela Brasileira", de Ary Barroso, e "Anunciação", de Alceu Valença, a Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se apresentou, na noite de quarta-feira (5/8), no evento de comemoração dos dois anos do Centro Cultural (Cecult) do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG).
A apresentação, na sede do Cecult, na Rua da Bahia, no Centro de Belo Horizonte, contou com plateia lotada e reuniu 50 jovens músicos, sob a regência da maestrina Luciene Villani.
"Com essas apresentações, ampliamos o nosso público e, consequentemente, as oportunidades de performance para nossos alunos. Isso fortalece a autoestima dos jovens, dá visibilidade ao trabalho desenvolvido e leva o nome do TJMG, que mantém o Programa Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil, com grande impacto na vida das crianças e adolescentes atendidos", afirmou a maestrina.
Segundo o coordenador do Programa de Formação Continuada da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, o convite reforçou uma iniciativa cidadã e representa um incentivo para os jovens talentos.
"Acreditamos que oferecer oportunidades é uma das formas mais potentes de promover justiça social. O Programa de Formação da Orquestra Jovem do TJMG nasce exatamente deste propósito: abrir caminhos, despertar talentos e fortalecer vínculos. Ele representa o compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com o futuro, com a inclusão e com a cidadania. Ver esses jovens se apresentando nesse espaço, tão simbólico para a cultura e para o Judiciário, é motivo de orgulho e de renovação da nossa esperança. Agradeço ao TRT da 3ª Região pela parceria e pela sensibilidade em reconhecer o valor de iniciativas como essa."
Presente no evento, a analista judiciária e relações públicas do TJMG Fernanda Alves destacou sua emoção ao acompanhar os jovens musicistas:
"Ver nossos jovens brilhando em um palco tão especial, diante de outra instituição do Judiciário, reforça o papel transformador da arte e da música na promoção do diálogo entre as instituições e a sociedade e, com isso, o quanto a música tem o poder de unir, transformar e inspirar".
A curadora do Cecult do TRT-MG, desembargadora do trabalho Emília Facchini, falou sobre a importância da programação comemorativa dos 2 anos:
"Estamos muito felizes por essa conquista e por todo o reconhecimento alcançado. A programação é intensa e aberta ao público. Queremos celebrar com todos que ajudaram a construir esse espaço".
Orquestra Jovem
A Orquestra Jovem integra o Programa de Formação Continuada do TJMG que, desde 2011, promove a formação musical e cidadã de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Já foram atendidos mais de 4 mil jovens, que puderam participar de aulas de instrumentos de cordas, sopro, percussão, de canto coral e de inglês, além de atividades extracurriculares e apresentações públicas.
Programação
A programação das comemorações pelos dois anos do Cecult continua até sexta-feira (8/8). Nesta quarta-feira (6/8), ocorreu uma oficina de pintura para um painel coletivo e está prevista a apresentação à luz de velas do Trio Amadeus, com harpa de orquestra, violino, voz e violão de sete cordas. Na quinta-feira (7/8), além da oficina de pintura para o painel coletivo, a Academia Musical Orquestra Show da Polícia Militar de Minas Gerais fará uma apresentação especial.
O encerramento, na sexta-feira (8/8), será com o espetáculo "Do Barroco ao Pop", do Grupo Música Figurata, que explora a relação entre música barroca e gêneros populares como o samba, o rock e o pop, mostrando como a linguagem musical evoluiu ao longo do tempo.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
*