Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Órgão Especial realiza última sessão do ano

Na ocasião, o juiz Alexandre Magno Mendes do Valle foi promovido a desembargador


- Atualizado em Número de Visualizações:

Not--Orgao-Especial.1.jpg
Órgão Especial julgou 103 processos judiciais nesta quarta-feira (10/12) (Crédito: Euler Júnior / TJMG)

Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) julgou 103 processos judiciais nesta quarta-feira (10/12), na última sessão presencial do ano. O colegiado também deliberou sobre processos administrativos, entre eles a promoção do juiz Alexandre Magno Mendes do Valle para o cargo de desembargador pelo critério de merecimento. O magistrado toma posse nesta quinta-feira (11/12) em sessão do Tribunal Pleno. 

A sessão do Órgão Especial, composto por 25 desembargadores, foi presidida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

O Órgão Especial também decidiu por promover aos cargos de juízes de 2º Grau os magistrados da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Uberlândia, João Ecyr Mota Ferreira, e da 4ª Unidade Jurisdicional Cível da Comarca de Belo Horizonte, Rodrigo Moraes Lamounier Parreiras.

Nova composição

A sessão também foi marcada pela posse do novo integrante do Órgão Especial, o desembargador José Marcos Rodrigues Vieira. O magistrado assume a vaga que era ocupada pelo desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, em função de sua aposentadoria. 

O novo integrante, que volta ao Órgão Especial, destaca a repercussão social dos julgamentos: 

“É uma honra retornar a este Órgão Especial, ao qual já pertenci como membro eleito pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil. Agora retorno sendo o segundo desembargador mais antigo. Pretendo fazer o melhor para julgar estas grandes causas, que aqui se decidem, com a certeza de que contribuímos para a evolução do Direito brasileiro, dada a importância do colegiado, no sentido de definição de jurisprudência uniforme e vinculativa.”

Outra alteração no Tribunal é a remoção da desembargadora Paula Cunha e Silva da 6ª Câmara Criminal para a 3ª devido à aposentadoria da desembargadora Maria Luíza de Marilac. Assim, o juiz Alexandre Magno Mendes do Valle assume a vaga na 6ª Câmara Criminal do TJMG. 

Not--Orgao-Especial.4.jpg
O desembargador José Marcos Rodrigues Vieira (esq.) assumiu a vaga do desembargador Kildare Carvalho no Órgão Especial (Crédito: Euler Júnior / TJMG)

Além dos desembargadores que integram o Colegiado, participaram da sessão o vice-presidente Financeiro da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Fábio Torres, e a procuradora-geral de Justiça Adjunta Jurídica de Minas Gerais, Reyvani Jabour Ribeiro.

Composição

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais é formado pelos 13 desembargadores mais antigos do TJMG e por 12 desembargadores eleitos para mandato de dois anos, observadas as vagas destinadas ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).

Entre as competências do Órgão Especial está a de julgar casos envolvendo o vice-governador do Estado, deputados estaduais, o advogado-geral do Estado e o procurador-geral de Justiça.

As sessões ordinárias do Órgão Especial ocorrem na 2ª e na 4ª quarta-feira do mês.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*