O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou, na quinta e na sexta-feira (23/11 e 24/11), na Comarca de Janaúba, Norte de Minas Gerais, mais uma etapa da Oficina Jurídica e Gerencial, acompanhada de visitas a escolas por magistrados e servidores. As atividades foram realizadas no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Bias Fortes, na Avenida Marechal Deodoro, 160, Centro de Janaúba.
Na quinta-feira (23/11), foi realizada uma reunião de abertura do evento, com a participação de gestores, assessores, assistentes sociais, psicólogos e servidores da administração dos foros das comarcas pertencentes ao Núcleo Regional de Janaúba. Em seguida, houve um encontro com os magistrados da região, com troca de experiências e sugestões sobre gestão de pessoas e de processos de trabalho, além de sugestões para realização de cursos pela Ejef que atendam às demandas da região e o estímulo à continuidade das visitas às escolas.
Além de Janaúba, participaram magistrados e servidores de Espinosa, Jaíba, Manga, Montalvânia, Monte Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras.
Já nesta sexta-feira (24/11), foram realizadas as oficinas Gerencial, Jurídica e Humanossocial. A mesa de honra para abertura dos trabalhos contou com as presenças do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG Carlos Márcio de Souza Macedo; da coordenadora do Núcleo Regional da Ejef de Janaúba, juíza Gicélia Milene Santos; do juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim; do juiz Ériton José Sant'Ana Magalhães, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de janaúba; da diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Prosdocimi; do diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa.
Segundo o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo, esta foi a 18ª Oficina Jurídica e Gerencial promovida nas regionais do interior de Minas Gerais, de um total de 24 núcleos. “Toda vez que a gente vem para essas reuniões, é muito gratificante para a Escola Judicial perceber que os nossos colaboradores, magistrados e servidores de todas as comarcas que compõem as regionais conseguem entender o recado, a ideia de horizontalidade, trazida pelo desembargador Renato Dresch, para as nossas ações educacionais. E isso resulta em melhores condições e na possibilidade de as pessoas humanizarem as suas relações de trabalho”, afirmou o juiz.
Reflexões humanossociais
O juiz Robert Lopes de Almeida foi o responsável pela etapa gerencial, com a palestra “Exposição dialogada - Gestão de Processos e Gestão de Pessoas”, com mediação do juiz Carlos Márcio de Souza Macedo, seguida de oficina e grupo de discussão sobre os temas apresentados.
A outra oficina realizada foi a humanossocial, conduzida pelo servidor da Comarca de João Monlevade Gilberto Alves Rodrigues e pela assistente social da Comarca de Janaúba, Elen Rosana de Almeida. Foram feitas atividades de reflexão individual.
Visitas às escolas
Nos dois dias do evento, desembargadores, juízes e servidores ministraram palestras para alunos da Faculdade Vale do Gorutuba, em Nova Porteirinha, e alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais José Gorutuba e Maurício Augusto de Azevedo, em Janaúba.
As visitas e palestras nas escolas foram realizadas pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira; pelos juízes Carlos Márcio Souza Macedo e Robert Lopes de Almeida; pelo diretor do Foro e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porteirinha, juiz Rodrigo Di Gioia Colosimo; pela coordenadora do Núcleo Regional da Ejef de Janaúba, juíza Gicélia Milene Santos; pelo juiz da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de Janaúba, Ériton José Sant'Ana Magalhães; pelo juiz da Comarca de São João do Paraíso, Fábio Figueiredo dos Santos; pelo juiz da Comarca de Rio Pardo de Minas, Mairon Henrique Rodrigues; pela juíza da Comarca de Taiobeiras, Juliana Vênera Campos Silva e pelos diretores e servidores Ana Paula Prosdocimi, Fernando Rosa de Sousa, Melinne Mendes Barbalho Soares, Maria Eduarda Santos, Leopoldo Mameluque, Luís Fernando de Oliveira Benfatti e Isabela Clarissa Dias Mendes.
A diretora do foro da Comarca de Janaúba, juíza Roberta Sousa Alcântara Dayrell, ficou muito satisfeita com as atividades realizadas e a participação de todos no evento. “Este foi um encontro muito proveitoso. Os servidores ficaram muito estimulados com a presença da Escola Judicial aqui em nossa comarca, e só veio engrandecer a região. Foi mesmo muito importante e todos fizeram questão de participar. Essa visita nos incentivou a melhorar o serviço no dia a dia”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial