
Composta por pinturas, gravuras e esculturas produzidas pela artista plástica baiana Valdelice Neves, radicada mineira, a mostra "João-Congo - Fragmentos de uma trajetória" foi inaugurada, na terça-feira (20/5), na Galeria de Arte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no Hall do Edifício-Sede (Av. Afonso Pena, 4001, Bairro Serra, BH).
A ideia de criar as obras surgiu há quase 40 anos, após uma viagem de Valdelice Neves à Amazônia. Uma árvore cujos galhos e folhas estavam em movimento chamou a atenção da artista, que observou, ainda, na mesma vegetação, formas intrigantes. O "balé" na árvore era causado por um tipo de pássaro de olhos azuis conhecido popularmente como joão-congo, e as formas eram ninhos do animal.
A artista também é escritora e pesquisadora na área de Ornitologia. Ela ministra palestras, cursos e oficinas de arte. Valdelice Neves vive em Belo Horizonte e executa gravuras em metal, monotipias, desenhos, esculturas, pinturas, cenografias, intervenções urbanas e naturais, instalações, vídeos e performances.

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o presidente do TJMG, Luiz Carlos Corrêa Junior; a vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane Lima Emmerich Mendonça; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; a superintendente de Comunicação Institucional e Cerimonial do TJMG, desembargadora Eveline Félix Gonçalves; o superintendente de Projetos Artísticos e Culturais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o desembargador José Marcos Rodrigues Vieira, membro do Conselho Curador do TJMG Cultural; e a artista Valdelice Neves.
Em discurso proferido durante a abertura da exposição, o presidente Corrêa Junior destacou a relevância de o Tribunal de Justiça, mais uma vez, abrir suas portas para celebrar a arte produzida em Minas.
"É mais uma oportunidade que o Tribunal de Justiça tem de dividir, com a comunidade, a nossa arte, a arte brasileira. Essa exposição que preza a ecologia e o respeito ao meio ambiente, traz uma importância ainda maior nesta época na qual nós vivemos. As obras da artista Valdelice Neves trazem inúmeras recordações da Floresta Amazônica, nos lembrando da importância de proteger o meio ambiente", afirmou.
Para o desembargador José Arthur Filho, as obras de Valdelice Neves são únicas, demonstrando a qualidade da artista de talento múltiplo, que produz de quadros a esculturas.
"Ao se inspirar em um pássaro e no seu comportamento na natureza, ela demonstra que a arte ela é sempre inovadora, sempre disruptiva. É uma exposição que veio trazer um momento de originalidade e modernidade ao Tribunal, o que nos deixa muito felizes", analisou.

Questionada sobre a oportunidade de expor seu trabalho na Galeria de Arte do TJMG, Valdelice Neves disse que se sentia lisonjeada.
"Fiquei muito feliz quando fui convidada para expor minhas obras aqui. O Tribunal merece aplausos por essa iniciativa de ter uma Galeria de Arte, porque nós, artistas, precisamos de mais espaço, de mais incentivo. Ter esta área nobre é um grande incentivo. Foi uma ideia muito feliz dedicar esse espaço imenso para abrigar muito bem as exposições", comentou.
Acesse o catálogo da mostra. Outras imagens da abertura podem ser vistas no Flickr oficial do Tribunal
Exposição "João-Congo – Fragmentos de uma trajetória"
Data e horário de visitação: Até 24/6, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
Onde: Hall do Edifício-Sede do TJMG
Endereço: Av. Afonso Pena, 4.001, Serra, Belo Horizonte/MG
Ouça o canto do joão-congo:
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial