
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta sexta-feira (4/7), na Comarca de Varginha, mais uma edição do Encontro do Núcleo Regional da Ejef. A atividade integra uma série de eventos promovidos no Sul do Estado, que nessa semana contemplou também as Comarcas de Alfenas (2/7) e São Lourenço (3/7).
Com foco em temas contemporâneos e de grande impacto na atividade jurisdicional, o evento contou com as palestras "Inteligência Artificial – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário", ministrada pela juíza Luciana de Oliveira Torres, titular da Comarca de Cataguases; e "Atuação do Juiz Criminal, o Juiz das Garantias e Plantão de Habeas Corpus e outras Medidas de Natureza Urgente (HCMU)", apresentada pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Thiago Grazziane Gandra.
Ao conduzir o Encontro, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, destacou a importância de se promover a integração entre inovação tecnológica e reflexão crítica sobre a função jurisdicional.
"Ao tratarmos dos desafios da inteligência artificial e da evolução do juiz criminal no processo penal, buscamos não apenas atualizar saberes, mas também provocar um debate necessário sobre os rumos da jurisdição penal e o uso consciente da tecnologia", afirmou.
Ele falou também sobre o compromisso da Ejef com a interiorização da formação continuada, aproximando o TJMG das diversas realidades do Estado:
"Levar essa discussão ao interior reafirma nosso empenho em construir uma formação acessível, sensível às realidades locais e capaz de dialogar com a diversidade das práticas e dos contextos das comarcas mineiras."
Valorização do interior

O juiz diretor do Foro da Comarca de Varginha, Maurício Navarro Bandeira de Mello, celebrou a realização do encontro, destacando a oportunidade de capacitação para magistrados, servidores e colaboradores da região.
"Abordar temas tão atuais como inteligência artificial faz com que os participantes saiam com conhecimento para utilizarem em prol dos jurisdicionados", pontuou.
Nesse mesmo sentido, o coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Varginha, juiz Pedro Parcekian, enfatizou a importância de se discutir temas aplicáveis ao cotidiano da Justiça:
"A Ejef está cada vez mais presente no interior com temas atuais e relevantes, que fortalecem o Judiciário mineiro como um todo."
O juiz da Comarca de Varginha Antônio Carlos Parreira também destacou os benefícios trazidos pela iniciativa: "É muito importante que o Tribunal e a Ejef estejam no interior nos capacitando para que possamos desempenhar bem nossas funções, com eficiência e efetividade. Essa interiorização está promovendo um verdadeiro ganho de capacitação para os magistrados e servidores."
Presenças
Participaram também do encontro o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; a desembargadora do TJMG Ana Paula Nannetti Caixeta; a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosemere das Graças Couto; e o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.
O Núcleo Regional da Ejef de Varginha é composto pelas seguintes comarcas: Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Campo Belo, Elói Mendes, Nepomuceno, Perdões, Três Corações, Três Pontas, além de Varginha.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial