Duas instituições que acolhem crianças e uma que acolhe idosos, em Belo Horizonte, vivenciaram momentos de confraternização e solidariedade com o recebimento de diversas doações em eventos promovidos pelo Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) neste mês de novembro.
Os donativos beneficiaram a Instituição de Longa Permanência para Idosos Casa do Ancião Chichico Azevedo, da Cidade Ozanam, o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região (GDAC) e a organização TJ Criança Abriga.
O lar para idosos, administrado pela Sociedade São Vicente de Paulo, recebeu fraldas geriátricas. Já as instituições que acolhem crianças, brinquedos e roupas.
A superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, participou da distribuição dos donativos nos dias 11 e 12/11. Ela ressaltou o cuidado das instituições com as pessoas atendidas:
“Estes locais realizam trabalhos muito relevantes com crianças e idosos. O nosso esforço é para que os materiais doados possam contribuir no cotidiano do atendimento desses públicos. O objetivo é colaborar para proporcionar melhores condições a quem mais necessita.”
Proteção à infância
O Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região (GDAC), localizado na comunidade Cabana do Pai Tomás, na região Oeste da Capital, recebeu cerca de 200 brinquedos.
A entidade atende aproximadamente 230 crianças, de 1 a 6 anos, em período integral. Conforme a coordenadora pedagógica Luana Aparecida Moreira dos Santos, os brinquedos impactam na vivência e no aprendizado:
“Trabalhamos de forma lúdica, e as doações vão enriquecer as atividades. Os brinquedos vão ajudar muito no nosso dia a dia, e poderemos oportunizar vivências significativas para as crianças.”
O TJ Criança Abriga, organização filantrópica que surgiu de iniciativa de um grupo de servidores do TJMG, foi contemplado pelo Núcleo de Voluntariado com brinquedos e roupas infantis.
O local abriga, atualmente, 12 crianças de até 6 anos. Elas foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte por serem vítimas de violação de direitos e estarem em situação de risco social ou pessoal.
A psicóloga Milena Couto revelou que as crianças estavam na expectativa de receber os presentes:
“Tudo aqui é conversado com as meninas e os meninos. Eles estavam aguardando o momento de receber os brinquedos. Ficaram muito felizes e já estão se divertindo bastante com os presentes.”
Cuidado com os idosos
Já para a Casa do Ancião Chichico Azevedo, o Núcleo do Voluntariado foi responsável pela doação de 41 pacotes de fraldas geriátricas. O espaço atende 79 idosos em situação de vulnerabilidade social.
A gerente Cláudia Lopes Soares, explicou que a doação de fraldas é fundamental para o bom funcionamento da instituição:
“Realizamos, em média, quatro trocas de fraldas por dia. Contamos com a ajuda de instituições parceiras e pessoas para conseguir suprir nossa demanda por fraldas.”
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial