A superintendente do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (NV/TJMG), desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, participou da aula de abertura do projeto “Cuidar”, do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper), de Belo Horizonte.
A iniciativa, que teve início no dia 27/1, é voltada à população idosa em situação de rua da Capital mineira.
Segundo a desembargadora Maria Luíza de Marilac, é muito importante a realização de um projeto voltado para um público de grande vulnerabilidade social:
“Somos um País que está envelhecendo. Precisamos de ações direcionadas aos cuidados com essa faixa etária. O projeto ‘Cuidar’ promove a dignidade para a população idosa que está em situação de rua.”
A presidente do Inaper, Angélica Biondi, afirmou que o projeto oferecerá, além do resgate da autonomia, a reconstrução de vínculos e autoestima; e o acesso a atividades de promoção e valorização da saúde e do cuidado:
“Assim, por meio do acolhimento, do desenvolvimento pessoal e de atividades que visam à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde e do bem-estar, da segurança alimentar e do atendimento psicossocial, o projeto ‘Cuidar’ irá proporcionar a recuperação da dignidade, a restauração dos laços sociais, bem como o despertar para um novo projeto de vida.”
Ao todo serão atendidas 15 pessoas idosas com trajetória ou em situação de rua, durante três dias da semana, na sede do Inaper, no bairro Bonfim.
“Teremos oficinas, rodas de conversa e palestras voltadas ao desenvolvimento da saúde e da redução de dano”, afirmou Angélica Biondi.
O projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Idoso da Prefeitura de Belo Horizonte (Fumid/PBH).
Núcleo de Voluntariado
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais busca desenvolver as melhores práticas de gestão e participação na vida da sociedade, alinhando-se ao pensamento humanitário.
Nesse sentido, o voluntariado e as questões a ele relacionadas fazem parte da pauta de governança do TJMG, com a criação do Núcleo de Voluntariado (NV), conforme Resolução nº 999/2022 e Portaria Conjunta 543/PR/2016.
O Núcleo tem como objetivos contribuir para a consolidação da “Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais”; promover a disseminação da cultura do voluntariado no Poder Judiciário mineiro; e coordenar as práticas de voluntariado no âmbito do Tribunal de Justiça.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*