
"É muito gratificante, uma alegria para as crianças e para nós também, porque vivemos momentos muito difíceis, e um presente sempre traz um pouco de felicidade."
O relato é de Maria Aparecida Edson, mãe da pequena Jeciara, de apenas 3 anos, diagnosticada com câncer aos 6 meses e residente da Fundação Sara, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte, desde o diagnóstico.
Nesta quinta-feira (16/10), Jeciara e outras crianças acolhidas na instituição receberam brinquedos entregues pelo Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A ação ocorre na semana em que foi comemorado o Dia das Crianças (12/10).
A Fundação Sara presta assistência social a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer e a seus familiares (saiba mais abaixo). Os brinquedos doados aos acolhidos na instituição foram arrecadados por meio de uma campanha promovida pelo NV/TJMG em unidades da Corte mineira.

Participaram da entrega das doações a superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; o juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; a voluntária do NV/TJMG Aparecida Maria Paganelli Corrêa; e as colaboradoras Jaqueline Martins, Claudhya Vasconcelos e Vanessa Lidiane.
A desembargadora Maria Luíza de Marilac destacou que a doação de brinquedos é um gesto simples, mas que tem o poder de espalhar alegria e solidariedade:
"Para crianças em situação de vulnerabilidade, um brinquedo pode representar carinho, esperança e o direito de ter uma infância com dignidade. A iniciativa de fazer essa visita à Fundação Sara faz toda a diferença e reafirma o compromisso com a política do Tribunal de atenção e cuidado com as nossas crianças, principalmente com as mais vulneráveis."
A magistrada acrescentou que, além de proporcionar momentos de diversão, a doação de um brinquedo estimula valores como generosidade e empatia, "lembrando-nos de que pequenos atos podem transformar vidas e fazer o bem florescer".

A voluntária Aparecida Corrêa enfatizou a importância das ações sociais realizadas pelo TJMG, que vão além da função de julgar processos:
"É de suprema importância trazer um pouco de carinho e conforto para as crianças e suas famílias que vivem esse momento tão difícil. É fundamental que o Tribunal de Justiça amplie, cada vez mais, esse tipo de ação, para que mais pessoas em situação de vulnerabilidade sejam beneficiadas."
Fundação Sara
A Fundação Sara nasceu há 27 anos em Montes Claros, no Norte de Minas, a partir da experiência Marlene e Álvaro, pais de Sara Albuquerque, que se mudaram às pressas para Belo Horizonte para tratar a leucemia da filha. Após o falecimento de Sara, ainda criança, eles usaram os recursos de uma campanha de doação para criar a Fundação e ajudar outras crianças com câncer.
Atualmente sediada em BH, a instituição oferece suporte integral para crianças e adolescentes (0 a 18 anos) e suas famílias, incluindo hospedagem, alimentação, transporte e 11 programas assistenciais, como apoio psicológico e pedagógico, e custeio de exames e consultas para diagnóstico rápido, crucial para o tratamento oncológico infantil.
A Fundação Sara se mantém exclusivamente por meio de doações e não recebe auxílio governamental.
"Quando a gente fala de pequenos valores, pensando de forma isolada, pode não ser relevante para muitas pessoas, mas, para nós, qualquer doação é muito importante. Porque é o somatório dessas pequenas ajudas, como a doação de brinquedos realizada pelo Tribunal de Justiça, que nos auxiliam no trabalho que fazemos aqui", destacou a gerente-geral da Instituição, Joanna Cattoni.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial