Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Núcleo de Voluntariado do TJMG entrega roupas e cobertores doados em campanha

"Solidariedade Aquece Frio e os Corações" recebeu mais de 1.400 peças


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Not---Nucleo-de-Voluntariado-faz-entrega-p-campanha-de-inverno._8.jpg
Campanha "Solidariedade Aquece Frio e os Corações", do TJMG, chegou ao fim com muitas doações para pessoas em situação de vulnerabilidade (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou nesta quinta-feira (1/8) entrega simbólica de 1.483 itens, sendo 622 cobertores e 861 peças de roupas e calçados, para quatro instituições. O material foi doado durante a campanha "Solidariedade Aquece o Frio e os Corações", que ocorreu de 17 a 30 de junho, nas unidades do Tribunal em BH. Os donativos serão encaminhados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

As instituições agraciadas foram a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, a Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap) e o Sopão Solidário. Participaram da cerimônia o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, e a superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV/TJMG) e presidente do Comitê PopRua/Jus, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo.

O presidente Luiz Carlos Corrêa Júnior afirmou que a entrega aconteceu em um dia especial. "É um dia marcante para mim e para o Tribunal, porque hoje (1/8) estamos completando 30 dias de gestão. Temos uma obrigação muito grande de prestar um serviço de qualidade para o cidadão e a cidadã na esfera jurisdicional, mas não podemos esquecer que somos atores sociais e temos uma responsabilidade fora de nossos muros. Como membro do Poder Judiciário, que tem como ideal a Justiça, nada mais justo que busquemos ajudar aqueles e aquelas que mais necessitam de nosso auxílio, as pessoas vulnerabilizadas, muitas delas em situação de rua".

Not---Nucleo-de-Voluntariado-faz-entrega-p-campanha-de-inverno._7.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, disse que o Tribunal não pode esquecer seu papel também como ator social (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente reiterou o apoio do Tribunal de Justiça e o apoio pessoal para que todos os esforços sejam empreendidos em favor de ações sociais. "Vamos fazer com muita alegria e cumprir nossa missão social e ajudar quem precisa".

A desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo disse que a doação destes cobertores faz toda a diferença para quem vive nas ruas. "As madrugadas são geladas e ampliam o sofrimento dos moradores em situação de rua". A superintendente ressaltou que "o trabalho voluntário tem o potencial de multiplicar o bem, o amor ao próximo e a capacidade de se colocar no lugar do outro".

"É isso que o Núcleo de Voluntariado vem se esforçando para difundir no âmbito do Tribunal de Justiça. E Graças a Deus, mais uma vez, temos vivenciado a solidariedade por parte dos desembargadores, a começar pelo nosso estimado presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, juízes, servidores e terceirizados", disse. Essa atuação, segundo a desembargadora, traz um sentimento de satisfação imensurável. "É uma alegria que transborda o coração e que simboliza a união de esforços de uma rede interna para levar às pessoas de maior vulnerabilidade social  um pouco de dignidade e esperança".

Not---Nucleo-de-Voluntariado-faz-entrega-p-campanha-de-inverno._5.jpg
A desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga disse que o trabalho voluntário tem o potencial de multiplicar o bem e o amor ao próximo (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O representante da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, Felipe Marcelino, disse ser uma felicidade receber as doações. "É uma alegria, entendendo que há 14 mil pessoas em situação de rua em Belo Horizonte e ações de solidariedade ajudam a amenizar o sofrimento. O TJ tem várias iniciativas com este compromisso", afirmou.

Já Rafael Roberto da Fonseca, do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, reforçou que as doações são de extrema importância para quem não tem nada. "Os cobertores aquecem as pessoas e os corações, demonstram empatia e dão esperança".

O padre Gilson de Oliveira Filho, da Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap), exaltou a iniciativa do TJMG. "Ajudamos as pessoas fornecendo comida, água e o mimo de uma salada de fruta. Mas o que é tudo isso se a pessoa está com frio? Os cobertores dão conforto aos irmãos em situação de rua".

Presenças

Também estiveram presentes o membro do Núcleo de Voluntariado do TJ e diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; a juíza auxiliar da Presidência Mariana de Lima Andrade; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência e membro do Núcleo de Voluntariado, Thiago Grazziane Granda; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santo de Freitas Veras. Participaram ainda integrantes do Núcleo de Voluntariado, Claudhya Vasconcelos, Vanessa Lidiane de Oliveira Costa, Jaqueline Martins, Maria Claret Aparecida Lobado Almeida e Alexandre Aurélio de Oliveira.

O evento reuniu também representantes das instituições agraciadas com as doações: Felipe Marcelino, da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte; Rafael Roberto da Fonseca, do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua; padre Gilson de Oliveira Filho e Alexandre Aurélio, da Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua (Cresap); e Paulo Henrique Costa Silva, do Sopão Solidário.

Veja aqui mais imagens do evento. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial